Nova empresa de ônibus em Limeira deverá construir 50 pontos por ano

Com edital aberto para contratar a nova empresa para o transporte público de Limeira, a Prefeitura de Limeira fez uma série de exigências, entre elas, a operação e manutenção do Terminal Central Urbano e dos pontos de parada. Nesse último item, o Executivo obriga a instalação de uma quantidade mínima de abrigos por ano de concessão, cujo contrato será de 15 anos.

Assim que assinar o contrato, a futura concessionária será responsável pela implantação, gestão operacional e manutenção dos pontos de parada e deverá levar em consideração os alguns aspectos de padronização, como totens padronizados de localização do ponto de parada, em locais onde a implantação de abrigos é dificultada por falta de espaço nas calçadas, bem como munidos de bancos e lixeiras, com modulação que permita maior flexibilidade para adequação da área do ponto de parada ao fluxo e frequência de passageiros que embarcam no local.

Em Limeira existem 1.009 pontos de parada em Limeira, sendo que 309 deles já possuem o novo tipo de abrigo instalado. Quanto à instalação de novos pontos, a Prefeitura exige que a empresa faça 50 novos abrigos a cada ano de concessão, além da manutenção dos que já tiverem sido implantados. Como o contrato será de 15 anos, a concessionária deverá implantar ao término do contrato 750 pontos de parada.

TERMINAL
Referente ao terminal, a nova empresa deverá realizar estudos e projetos para a adequação à demanda e manutenção preventiva no pavimento, com recomendação da análise de viabilidade de implantação de pavimentos de concreto – atualmente, é com asfalto e não é adequado para trechos onde ocorrem muitas frenagens e acelerações de veículos pesados.

O edital também prevê implantação de bicicletário nas dependências do terminal e estudo de acessibilidade, com área de influência considerando o entorno do terminal, estabelecendo a reformulação dos acessos de veículos e pedestres.

Foto: Rodrigo Pereira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.