Morre Dorothéa Freire, ex-primeira-dama que presidiu o Ceprosom na década de 80

Faleceu na manhã desta sexta-feira (11/02) Dorothéa Antonieta Pompeu Freire, ex-primeira-dama de Limeira. Ela tinha 91 anos, era viúva do ex-prefeito Jurandyr Paixão de Campos Freire e deixa seis filhos – Jurandyr Filho (ex-deputado federal Jurinha), Ubiratan, Dorothea Elizabeth, Carlos Alberto, Marcio e Patricia.

Nas redes sociais, o prefeito Mario Botion divulgou uma nota de pesar: “Foi com grande pesar que soube da morte da dona Dorothéa Antonieta Pompeo Freire na manhã desta sexta-feira. E, neste momento de tristeza e luto, me solidarizo com todos os familiares e amigos. Dona Dorothéa, com certeza, deixará um legado de uma mulher que sempre teve um olhar voltado aos mais carentes, e atuante nas causas sociais. Que Deus dê o conforto a todos”.

Dorothéa Freire presidiu, na década de 80, o Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), na segunda gestão de Jurandyr Paixão. A autarquia foi fundada em 1983 e sucedeu ao antigo Serviço Social de Limeira, que também era uma autarquia criada por lei em 1968. Segundo a Prefeitura, sob o comando de Dorothea, surgiram várias iniciativas na autarquia. A principal delas foi a instituição de cursos profissionalizantes.

Além dos cursos, outras iniciativas que sugiram a partir de 1983 foram os grupos de terceira idade e também um coral, além do Clube do Escovinha – voltado para crianças carentes. Também foi instituída uma padaria, com dois objetivos, formar profissionais para o setor e também fornecer o alimento para creches municipais. Toda a parte técnica do serviço social também foi estruturada com a criação do Ceprosom.

Dorothéa foi homenageada, em abril de 2018, pela Prefeitura de Limeira na celebração dos 50 anos da autarquia, que atua especialmente na assistência social e na capacitação ao mercado de trabalho. Ao receber a homenagem, Dorothéa disse: “É uma grande felicidade participar deste momento. O Ceprosom foi minha luz, minha vida”.

O corpo será velado no Monumental da Bom Pastor a partir das 8h deste sábado (12/02) e o sepultamento ocorre às 14h no Cemitério Saudade II.

Foto: Reprodução

Atualizado às 14h30 de 11/02: acréscimo de informações sobre o Ceprosom

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.