Maioria dos contaminados por Covid em Limeira tem entre 21 e 40 anos

A atualização dos casos de Covid-19 em Limeira mostra o avanço de mortes pela doença, de casos confirmados e suspeitos e também a faixa-etária com maior número de infectados: de 21 a 40 anos. Este grupo corresponde a 41,5% das confirmações (veja abaixo outras faixas de idade).

O último balanço mostra Limeira com 23.760 pessoas contaminadas desde o início da pandemia. São 476 óbitos, sendo 9 mortes registradas como suspeitas.

A faixa de 21 a 40 anos é considerado de pessoas ativas, que trabalha e, entre os mais jovens deste grupo, estão os que podem frequentar festas ou outras formas de aglomeração. Antes, o maior risco era dos jovens/adultos serem contaminados e transmitirem a familiares ou outos de mais idade, até então os que tinham maior risco de morte.

Agora tudo mudou. Muitas pessoas jovens também têm sido vítimas da Covid-19. Ainda não há confirmação oficial da circulação de nova cepa na cidade, como afirmado pela Prefeitura por meio de nota, mas em entrevista na semana passada ao DJ, o secretário municipal da Saúde, Vitor Santos, falou da mudança de comportamento do vírus com maior velocidade de contágio e mais comlicações entre jovens.

Limeira registrou recentemente morte de mulher no período puerpério (pós-parto). Em outro caso, a gravidade da doença exigiu a relização do parto de grávida na 34ª semana devido a complicações da doença na mulher.

O período é o mais crítico de toda a pandemia e as autoridades de saúde imploram pelo respeito às regras sanitárias: distanciamento social, máscara, álcool em gel. Os hospitais continuam lotados e precisar de um leito neste momento é um risco.

Ontem (27), a UTI da Unidade de Referência Coronavírus (URC) seguia com lotação em 100%. Os leitos de suporte ventilatório estavam com 91,7% de ocupação e os clínicos, com 85,4%. Na semana passada, até os leitos clínicos chegaram em 100% de ocupação.

Confirmações por faixa etária em Limeira:

0 a 9 anos – 1,80%
10 a 20 anos – 6%
21 a 40 anos – 41,5%
41 a 60 anos – 35,7%
61 a 80 anos – 13,2%
Acima de 80 anos – 1,9%

Fonte: Prefeitura de Limeira

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.