Limeira viveu a pior semana em casos e mortes por Covid-19 desde o início da pandemia

Os números da Covid-19 em Limeira foram analisados neste domingo (28), a pedido do DJ, por Wallace Casaca, um dos criadores do Info Tracker, sistema de monitoramento criado por professores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade de São Paulo (USP). E a constatação: a semana que passou (22 a 28) foi, até o momento, a pior durante toda a pandemia em termos de casos confirmados, óbitos e internações.

Entre outros títulos, Casaca é doutor pelo programa de Ciências de Computação e Matemática Computacional (ICMC/USP) e, desde o início da pandemia, contribui com a análise de dados de municípios paulistas e no território nacional. A ferramenta pode ser acessada aqui.

Sobre os casos ativos, o professor aponta que ontem (27) Limeira teve um novo recorde: 2.860, superando o registrado em julho do ano passado (2.667 casos), que agora passa a ser considerado o momento de segundo maior pico.

Com relação às internações e com base nos dados disponibilizados pela Prefeitura de Limeira, Casaca mostra que a cidade atingiu 100 internados em 16 de março e, desde então, está acima desta marca. O último balanço mostra que a cidade esté com 119 internados com a doença. “A título de comparação, o maior pico de internações em 2020 foi em 21 de julho, com 110 internações”.

Quanto aos óbitos, ele diz: “Certamente essa foi a pior semana. Em 2020, a semana mais letal foi entre 20 e 26 de julho com 26 óbitos. Nesta semana, de 22 a 28 de março, foram 46 óbitos”.

Para o pesquisador, ainda não é possível falar em estabilidade. Pelos números, a projeção é de que os casos continuem a subir, assim como os óbitos.

Quanto às internações, “parece estar chegando em um platô e, possivelmente, pode registrar redução nas próximas semanas. Houve uma redução na DRS de Piracicaba, embora pontualmente de ontem para hoje, o que pode ser uma luz no fim do túnel”.

Aumento em percentual comparando os piores recordes atingidos: julho de 2020 e março de 2021

  • Casos ativos: aumento de 7% – passou dos 2.667 em julho de 2020 para 2.860 nesta semana
  • Internações: 8% – passou dos 110 em julho de 2020 para 119 ontem
  • Óbitos: 77% – comparação da semana de 20 a 26 julho para a de 22 a 28 março de 2021

Nesta imagem estão as curvas de casos e de óbitos na região de Piracicaba, à qual Limeira faz parte:

Atualização dos números neste domingo:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.