Limeira tem 4 vezes mais motoristas de aplicativos do que taxistas

Após dois anos do início do cadastramento promovido pela Prefeitura, Limeira conta, atualmente, com 645 profissionais cadastrados como motoristas de aplicativos junto ao Executivo. O número é mais de quatro vezes superior à quantidade de taxistas que também mantém cadastro no poder público – 150.

Os números foram fornecidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana à vereadora Lu Bogo (PL) em resposta a dois requerimentos distintos. Ela pediu as informações para entender a realidade profissional das categorias e estudar ações para que Limeira ofereça um transporte mais seguro e eficaz à população.

O serviço de táxi ganhou, nos últimos anos, a concorrência dos aplicativos. Segundo a Prefeitura, atualmente há 34 pontos de táxi espalhados por Limeira. A cidade soma 150 vagas fixas e mais vagas de embarque e desembarque exclusivas para o serviço em shopping, no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e postos de saúde.

O serviço de transporte via aplicativos foi regulamentado por lei municipal no primeiro mandato do prefeito Mario Botion. À época, a votação do projeto de lei na Câmara Municipal de Limeira foi conturbada. Motoristas de aplicativos resistiam às diversas exigências pretendidas pelo Executivo. Taxistas pediam uma regulamentação para evitar o que classificavam como concorrência desleal.

Após muitas discussões, a regulamentação foi aprovada e sancionada. Hoje, a cidade tem 645 motoristas de aplicativos cadastrados, mas o número pode ser maior. O Executivo, porém, não estimou à vereadora a quantidade de motoristas de APP que não estão cadastrados na Prefeitura e também não informou previsão de estudos sobre esta situação.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.