Limeira bate a 6ª semana de queda de casos Covid-19, reflexo da vacinação

O secretário de Saúde em Limeira, Vitor Santos, informou ao DJ que a cidade vive um momento de arrefecimento da curva da Covid-19 e, pela sexta semana consecutiva, há queda nas confirmações de casos. Ele atribui o resultado à vacinação, mas lembra que ainda é preciso muito cuidado com a doença.

“Os planejamentos seguem a análise do contexto e a base de informações do painel de controle da Secretaria de Saúde, que monitora diariamente e faz uma avaliação de tendência a partir dos dados semanais e quinzenais. Essas seis semanas indicam claramente uma curva de tendência de baixa e fechou [nesta quinta-feira] com um dos menores números de confirmados dos últimos meses”, disse.

Foram 142 novas confirmações em 24 horas, na atualização desta quinta-feira, mas a média dos últimos dias bate 102 positivos.

Em 20 de junho, foi registrado o maior índice de confirmação, em torno de 263 casos de média por dia. Esta semana o índice foi menos da metade. Em 1º de agosto, foram 117 confirmações na média. “Foi uma redução bastante significativa, quase 70% dos casos confirmados. É um dado muito relevante porque é pelo número de confirmações que verificamos a curva descendente consistente, firme, de recuperação”.

O secretário diz que o número de óbitos também vem caindo na média, mas ainda há pessoas internadas com a forma grave da doença. O secretário explica que o óbito e internação de UTI são a última parte do processo de identificação de redução da doença.

Os dados da Unidade de Referência Coronavírus (URC) mostravam nesta quinta-feira 48,9% de ocupação de toda estrutura montada – 77,6% de UTI; 41,7% de leitos clínicos e 75% no suporte ventilatório. Conforme Santos, é o menor indicador nos últimos meses.

Outro dado importante considerado por ele é o de ocupação geral dos hospitais da cidade. Em UTI, foi registrado 74% de ocupação e em leitos clínicos (ocupação de 69,1%), totalizando 362 internados (ocupação de 70,7%).

Santos não tem dúvida de que, quanto mais rápido vacinar, maior é a recuperação. “Já temos um número de vacinados que chega próximo do número da população em relação a primeira dose e já temos um número significativo com as duas doses. Esperamos que, até semana que vem, cheguemos até os 18 anos, que é o limite da população alvo até então”.

De acordo com ele, a vacinação das crianças e adolescentes está condicionada à aprovação do Ministério da Saúde e à definição de qual vacina poderá ser usada com menor risco. Também é avaliado estender o horário de um dos drives pra tentar ajudar quem trabalha e, com isso, estimular a segunda dose.

Sem suspeita da variante Delta

Até esta quinta-feira (05/08), quando DJ falou com o secretário, não havia registro de casos suspeitos da variante delta em Limeira. “Precisamos torcer para que não chegue aqui, ao menos até que toda população esteja vacinada com a segunda dose”.

Foto: Divulgação/Governo de SP

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.