Licitação do transporte público em Limeira deve ser aberta neste mês e obriga criação de novas linhas; veja quais

Foi realizada nesta quinta-feira (6) a audiência pública sobre a licitação da concessão do transporte coletivo de Limeira. Esta etapa é obrigatória para que a comissão posse, agora, elaborar o edital que, conforme apurado pelo DJ, deverá ser lançado ainda neste mês.

Todas as obrigações da ganhadora da concorrência pública foram expostas, inclusive a criação de novas linhas e alterações de alguns itinerários. O transporte público não será mais dividido em dois lotes e a concessão será de 15 anos, podendo ser prorrogável por igual período. Das 24 linhas existentes atualmente, 13 deverão ser modificadas e transformadas em novas.

Novas linhas de ônibus:

Vila Anita – Res. Marajoara
Esta linha deve atender de forma mais direta a linha identificada nas pesquisas e, também, uma das regiões com adensamento previsto no sul do município. Propõe-se que o trajeto da linha percorra a Av. Ana Carolina de Barros Levi, os binários R. Barão de Campinas e R. Dr. Trajano de Barros Camargo, Av. Campinas e R. João Guilherme, o prolongamento da R. Padre Elias Fadul, que se conecta a R. da Imprensa, a R. Rosália Schimidt de Camargo Aranha, e o prolongamento da Av. Pedro Perissoto.

Terminal – Primavera
Esta linha deve atender aos novos empreendimentos que estão previstos para a região sudoeste da LIM 030, como o Primavera. Além disso, deve contribuir para atendimento da região do Jardim Jequitibás. O traçado proposto da linha deve percorrer a LIM 030, a nova conexão com a Av. Abílio Pedro, a R. Mário Aparecido Cortês, Av. Comendador Agostinho Prada e Rua Carlos Gomes/ R. Senador Vergueiro na chegada ao terminal urbano.

Terminal – Colinas do Engenho
Esta linha deve atender aos novos empreendimentos que estão previstos para a região sudoeste da LIM 030, como o Primavera. Além disso, deve contribuir para atendimento da região do Jardim Jequitibás. O traçado proposto da linha deve percorrer a LIM 030, a nova conexão com a Av. Abílio Pedro, a R. Mário Aparecido Cortês, Av. Comendador Agostinho Prada e Rua Carlos Gomes/ R. Senador Vergueiro na chegada ao terminal urbano.

Lopes – Jaguari
Esta linha busca atender em grande parte a área rural do Município sendo basicamente o seguinte itinerário: Terminal – Via Jurandyr Paixão – Estrada Lim-10 – Estrada Lim-125 –Rodovia Anhaguera – Lim 486.

Zé do Pote – Loiolas
Esta linha busca atender em grande parte a área rural do Município sendo basicamente o seguinte itinerário: Terminal – Estrada Lim 346 – Estrada Loiolas

Lei de Mobilidade Urbana também prevê a reorganização de algumas linhas. Veja o sistema atual e o proposto:

Linha 400: Palmeira Real / Terminal
A alteração neste itinerário visa atender a região dos condomínios Portal das Rosas, Portal de São Clemente e Residencial Casalbuono, que atualmente estão fora da área de cobertura de atendimento do sistema. A alteração consiste em estender o itinerário a partir da Rua Guilherme Dibbern / Av. Comendador Agostinho Prada para as ruas Sicília, Sardenha e Marmo. Ainda ocorre modificação no trajeto (Palmeira Real x Terminal), em que se propõe que ao invés de percorrer o trecho Av. Dr. Lauro Correa da Silva – Rua José Pintarelli para chegar a R. José Alberto Campanini, realiza o percurso diretamente pela Av. Dr. Lauro Correa da Silva. No trajeto de volta também foi proposto o percurso direto pela Av. Dr. Lauro Correa da Silva.

15 – Terminal / UNIP
Essa proposta tem como objetivo realizar racionalização de linhas, pois a linha 105 – UNIP / Nossa Senhora das Dores realiza trajeto semelhante no trecho Av. Laranjeiras – UNIP. Portanto, para a linha 15 propõe-se itinerário mais direto entre o Terminal e a UNIP. A proposta é que no trajeto Terminal / UNIP, ocorra alteração no percurso que atualmente passa pela R. Alecrim, até atingir a R. Miguel Guidote, realizando percurso diretamente pela Av. Laranjeiras, até chegar a R. Miguel Guidote. Na volta, propõe-se que o percurso seja R. Miguel Guidote, prolongamento da Rua José Oscar de Abreu Sampaio e retorno a Av. Laranjeiras. Essa proposta depende das propostas viárias do PlanMOB para a região da Rua Miguel Guidote e Rua José Oscar de Abreu Sampaio.

105 – UNIP / Nossa Senhora das Dores
A alteração neste itinerário tem como objetivo atender a região dos bairros Jardim Residencial Canaã e Jardim Nereide. A alteração ocorre no trecho Av. Major José Levi Sobrinho – Via Francisco D’Andrea. No trecho N. Sra. Dores / UNIP propõe-se entrada na R. Dr. Belmiro Fanelli, prosseguimento pelo prolongamento da Rua Tangerina e volta ao trajeto pela Rua Laranjeiras. A volta ocorre pelo percurso Av. Laranjeiras, R. Jacarandá, prolongamento da Rua Tangerina e volta para R. Major José Levy Sobrinho. O acesso/egresso da região da UNIP é modificado de forma semelhante a linha 15, ou seja, o acesso ocorre pela Rua Miguel Guidote e a volta pelo prolongamento da Rua José Oscar de Abreu Sampaio. A proposta de alteração de itinerário da linha 105 é dependente das intervenções propostas no planMOB para a Rua Miguel Guidote, construção de nova via de prolongamento da R. José Oscar de Abreu Sampaio e prolongamento da R. Tangerina.

Linha 6: Campo Novo / N. Sra. Dores
A alteração neste itinerário é decorrente e também, dependente da nova conexão leste-oeste da Via Luís Varga através do prolongamento da R. Mário Vinhas. O trajeto Campo Novo / Nossa Sra. Dores ocorre atualmente pelo percurso Via Luís Varga, R. José Augusto de Oliveira, R. Oto Frederico Burger e R. Jaime Camargo. A proposta é que o percurso ocorra pela Via Luís Varga e atinja diretamente a Rua Jaime Camargo através da nova conexão com a Rua Mário Vinhas. Propõe-se que na volta o percurso siga a R. João D’Adona, percorra a nova conexão através do prolongamento da R. Mário Vinhas e retorne a Via Luís Varga.

115 – Boa Esperança / Terminal
Para a linha 115, assim como para a linha 6, a alteração também depende na nova conexão leste-oeste da Via Luís Varga. Atualmente, o retorno da linha chegando ao final da linha em Boa Esperança ocorre através dos retornos existentes na Via Luís Varga. Propõe-se que o retorno ocorra pelo cruzamento proposto no PlanMOB da Rua Mario Vinhas com a R. João D’Adona.

Linha 8B: Atacadão / Terminal
A alteração no itinerário 8B visa atender melhor a região da Av. Flávio Roque da Silveira / Av. Pedro Perissoto e região do bairro Jardim José Cortez. O percurso atual sentido Atacadão ocorre através da Via Prefeito Jurandyr de Campos Freire e atendimento ao Parque Pompeu, retornando pela Via Pref. Jurandyr. A proposta é que neste sentido os ônibus percorram a Via Prefeito Jurandyr Paixão de Campos Freire, a Rua João Daniel dos Santos, Av. Pedro Perissoto e paralela Rua Antônio Mion para retorno a Via Pref. Jurandyr Paixão de Campos Freire. Então, o trajeto segue pela nova via de conexão a R. Áustria, retornando pela Av. Est. Gustavo Batistella e R. João Gazeta. Já no sentido Terminal, a alteração do percurso consiste na passagem pela Via Antônio Cruãnes Filhos para a Via Pref. Jurandyr, atendimento na via Av. Flávio Roque da Silveira, volta pela R. João Daniel dos Santos, até a Via Pref. Juradyr. A proposta é dependente das propostas viárias (PlanMOB) de conexão da Av. Flávio Roque da Silveira e do prolongamento da Rua Áustria.

Campo Verde / Atacadão
A alteração na linha 1 faz parte do conjunto de propostas nas linhas com origem ou destino na região sul. No sentido atacadão, a linha realiza o trajeto R. Joaquim Pompeu, até atingir a R. José Antônio de Moraes. Para este sentido propõe-se alteração para a R. Vanderlei Carlos Candioto, percorrendo a nova conexão com a R. José Henrique dos Reis, Av. Luís Cavinato e atingindo a R. Joaquim Pompeu. Já a volta percorre o trajeto R. Joaquim Pompeu – Rua Luís Pantano, passando pela R. Wldomiro Victorelli. Para este sentido, propõe-se que o retorno ocorra pela R. Dr. Messias Teixeira de Camargo e através da nova conexão com a R. Galiano Monteiro de Moraes e R. Luis Pântano / R. Prof. Arlindo Silvestre. Portanto, a proposta é
dependente da construção das novas conexões propostas no PlanMOB para a região.

Linha 11B: Lagoa Nova / Terminal
A proposta de modificação deste itinerário tem como objetivo expandir o atendimento para futuros empreendimentos que devem se instalar na região. A proposta de alteração ocorre a partir da R. Maria Vilma Buck Bertaia. Atualmente o sentido Lagoa Nova percorre a via e depois segue pela R. Sebastião Camargo. A proposta é que o itinerário siga pela Av. Odécio Orsi, e pela LIM-146, onde pretende-se estender o percurso para atendimento na nova conexão com a R. Prof. Dr. Antônio Prince Rodrigues. No sentido de volta, o percurso retorna pela nova conexão e percorre as mesmas vias. Portanto, esta proposta é decorrente da nova conexão com a R. Prof. Dr. Antônio Prince Rodrigues.

Odécio Degan / Pq. Hipólito (via Santa Casa)
A proposta de modificação deste itinerário também tem como objetivo expandir o atendimento em função de novos adensamentos previstos. A proposta para esta linha consiste em alterar a passagem da R. Ana Tumenas Tolle para a conexão direta criada entre a R. Hortência Candiotto Simonetti e R. Henrique dos Reis. Além disso, pretende-se estender o itinerário, no sentido Odécio Degan, através da LIM-146, passando pela nova conexão que atravessa a Av. Dr. Antônio de Luna e conecta-se a LIM-020. O retorno ocorre pela nova conexão passando pelas mesmas vias. A proposta é também dependente da nova conexão da LIM-146 e da conexão entre a LIM-159 e LIM-020.

107 – Odécio Degan/ Atacadão
Para a linha 107, propõe-se racionalização no itinerário através de nova conexão entre a Av. Dr. Antônio de Luna e Av. Lauro Correa da Silva, pela via de acesso do Condomínio Itamaracá. Atualmente o percurso realiza muitas voltas no bairro Jardim Lagoa Nova. A proposta visa melhorar o atendimento na região e diminuir os diversos retornos. Propõe-se que o itinerário da linha seja alterado para finalizar o percurso sentido Odécio Degan através da nova conexão entre a Av. Lauro Corrêa da Silva e a Av. Dr. Antônio de Luna, nas proximidades do condomínio Residencial Itamaracá e Residencial Recanto dos Pássaros. O retorno deve ocorrer no cruzamento com a Av. Lauro Correa da Silva percorrendo as mesmas vias. Novamente, esta alteração é dependente da conexão proposta no plano viário do PlanMOB.

114 – Lagoa Nova / Atacadão
A alteração proposta neste itinerário consiste na alteração de percurso da R. Lauro Camargo Silveira para a Av. Dr. Antônio de Luna em sua totalidade. Outra alteração é no trecho Av. Carlos Kuntz Busch – R. João Dieberger. Neste trecho propõe-se a passagem mais próxima ao Residencial Fazenda Itapema. A rota no sentido Lagoa Nova deve seguir pela Av. Carlos Kuntz Busch, Av. Ambrósio Fumagali, via de conexão próxima ao Res. Fazenda Itapema e R. João Dierberger. O sentido de volta ocorre pelos mesmos locais. A proposta depende da construção da via paralela ao Res. Fazenda Itapema.

Linha 12: Santa Eulália / Nossa Sra. Dores
Para a linha 12, a principal alteração ocorre próxima ao bairro Santa Eulália. A proposta é que o itinerário sentido Santa Eulália, no trecho final, percorra a R. Ana Tumenas Tolle, realize a conversão pela R. Adinir Irineu de Gaspari e seja prolongado através da R. Prof. Dr. Antônio Prince Rodrigues e da nova conexão com a R. Pedro Faustino da Silva, finalizando o percurso nesta rua. O sentido contrário deve passar pelos mesmos locais. Além disso, propõe-se que o itinerário seja alterado da R. Alagoas para a R. Bahia (via com implantação de faixa preferencial).

Linha 13: B. Grotta / Geada
A proposta é que o itinerário seja seccionado, permanecendo o trecho entre Geada e o Terminal urbano. Essa proposta depende das propostas de otimização das linhas que atendem a região sul e do aumento da oferta das mesmas. Além disso, propõe-se a alteração do itinerário para maior abrangência dentro da área dos bairros Jardim Residencial Abílio Pedro IV e Jardim São Francisco. No sentido Geada, o itinerário mantem inalterado, porém no outro sentido, propõe-se a passagem pela R. Dr. Mario Camargo Aranha, Av. Vitório Bortolan, Av. Jaime Cheque, Av. Carlos Zaccaria, Av. Vitor di Sessa, retornando a Av. Dr. João Amaral Gama.

Linha Agua Espraiada – Pinhal
Esta linha busca atender em grande parte a área rural do Município sendo basicamente o seguinte as principais endereços: Terminal – Rodovia Engenheiro Toselho– Estrada Lim-235 – Estrada Jorge Carlos Ivers – Rodovia José Santa Rosa.

Tatu – Capela de Santo Antônio
Esta linha busca atender em grande parte a área rural do Município sendo basicamente o seguinte itinerário: Tatu – Via Prefeito Jurandyr Paixão – Estrada Lim 10.

Pires
Esta linha busca atender em grande parte a área rural do Município sendo basicamente o seguinte itinerário: Terminal – Via Martim Lutero = Lim 340 – Lim 253 – Lim 117.

Outros detalhes serão expostos pelo DJ nas próximas reportagens.

  • Foto: Prefeitura de Limeira

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