Golpistas clonam WhatsApp e se passam por advogados de Limeira

Advogados de Limeira identificaram nesta semana que suas fotografias foram usadas em contas de WhatsApp que não lhe pertenciam, ou seja, golpistas não chegaram a tomar seus perfis, mas clonaram e passaram a enviar mensagens para conhecidos dos advogados.

Um desses casos envolveu o advogado Felipe Zalaf e ele descobriu que pessoas usavam sua imagem e nome por meio de seu pai. “Ele recebeu a mensagem do número desconhecido, mas que tinha a minha foto. Me ligou e perguntou se eu tinha trocado o telefone. Na hora já identifiquei que se tratava de um golpe”, descreveu. Assim que descobriu, Felipe avisou seus amigos e os alertou para que não fossem enganados.

Caso semelhante ocorreu com a advogada Marta Freire, que é coordenadora do curso de Direito do Isca Faculdades. “Mandaram uma mensagem para meu ex-marido, com número diferente e com a minha foto. Ele percebeu que o perfil era falso porque a pessoa o chamou de pai, forneceu até um número de conta para depositar dinheiro, sob alegação que o celular tinha quebrado, que comprou outro e precisava do valor. Em seguida, me avisou”, detalhou.

Marta alertou seus amigos e fez boletim de ocorrência. “Falei com delegados e disseram que isso está muito comum”, completou.

Felipe também orientou como proceder diante de situações como essas. “Quem recebeu mensagem de um golpista tem que denunciar. Tem canais dentro do WhatsApp de denúncia e bloqueio do contato. Eventualmente, se alguém tiver prejuízo pode ser feito um boletim de ocorrência para resguardar direitos”, finalizou.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.