Estado tem 2 mil pessoas aguardando vaga na fila para internação

Um cenário dramático foi anunciado nesta quinta-feira (11) pelo governo de São Paulo: há 2.046 pessoas na fila do sistema de saúde de todo o Estado à espera de internação.

São pessoas que tiveram diagnóstico de situação crítica de saúde e, por isso, foram encaminhadas para internação hospitalar. Mais de 50 municípios paulistas tiveram a rede hospitalar colapsada.

Durante o anúncio de medidas mais restritivas, foi transmitido um vídeo que mostra como estão alguns dos hospitais; os setores de UTI lotados e o esgotamento dos profissionais de saúde. João Gabbardo, coordenador do centro de contingência, foi taxativo: “É o momento mais triste. Se não respeitarmos, não vai ter leito e não tem o que fazer por mais que se amplie a estrutura”.

O relato de esgotamento dos profissionais de saúde já foi feito pelo secretário de Saúde de Limeira, Vitor Santos, na semana passada. Iracemápolis começou a fazer contratação emergencial para assistência.

Foi em Iracemápolis que uma paciente viveu quase 24 horas de angústia entre terça e quarta-feira, sob oxigênio, aguardando autorização de algum hospital da região para ser internada. Ela foi transferida na tarde de ontem para Piracicaba (veja aqui).

A quantidade de jovens internados em estado grave pelos sintomas da Covid-19 também foi destacado no anúncio. O DJ mostrou hoje uma reportagem sobre óbitos de adultos/jovens em Limeira (veja reportagem aqui). “Infelizmente, muitos deles achavam que só teriam a perda do olfato ou do paladar”, disse um representante do centro de contingência do governo do Estado.

A Fase Emergencial, que inclui o toque de recolher, começa no próximo dia 15 (veja aqui como será).

Assista o vídeo divulgado hoje pelo governo do Estado:

Foto: Reprodução/Vídeo Governo do Estado de SP

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.