Estado e Cordeirópolis vão compartilhar monitoramento para combater crimes

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e Cordeirópolis assinaram nesta quinta-feira (13) o convênio que permite a troca de informações provenientes do monitoramento por câmeras. Desta forma, haverá reforço na fiscalização contra a criminalidade no Município.

O Estado tem seu próprio programa de monitoramento, o Detecta, que fiscaliza com câmeras, por exemplo, estradas e localidades de sua responsabilidade, bem como abastece o banco de dados com informações provenientes das polícias Civil e Militar.

Cordeirópolis mantém a Muralha Digital, que monitora veículos usados em crimes e auxilia trabalhos de investigações na apuração de delitos. Quando algum veículo é alvo de furto ou roubo, ou é usado para outras ações irregulares, os caracteres das placas são acrescentados no monitoramento e quando o veículo alvo passa por alguma câmera do sistema, ele alerta a central de monitoramento. Por meio desse monitoramento, é possível identificar a localização dos suspeitos ou traçar rotas e rotinas.

Com o convênio, Estado e Município poderão trocar informações dos dois sistemas, ou seja, Cordeirópolis poderá ceder dados da Muralha Digital e obter informações do Detecta, ou vice-versa.

De acordo com a SSP, o objetivo do convênio é o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas à prevenção do crime e da violência, por meio da mútua cooperação técnica para a gestão, operacionalização e compartilhamento de imagens e sistemas de imagens, dados e sistema de dados de interesse da segurança pública.

O acordo não necessita de repasses de recursos e tem validade de cinco anos, contados a partir da assinatura.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.