EPIs: proteção garantida no ambiente de trabalho

por Reginaldo Costa

A segurança dos colaboradores é prioridade no trabalho. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) desempenham um papel fundamental na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Conheça 5 obrigações do empregador em relação aos EPIs!

1) Fornecimento: o empregador deve fornecer gratuitamente os EPIs adequados para cada função, considerando os riscos do ambiente de trabalho.

2) Escolha adequada: os EPIs devem seguir normas técnicas e regulamentações, levando em conta os riscos e as características de cada colaborador.

3) Treinamento: além de fornecer os EPIs, o empregador deve oferecer treinamento sobre uso, higienização e ajuste dos equipamentos. Todos devem saber colocar e ajustar corretamente os EPIs.

4) Substituição e manutenção: os EPIs devem ser substituídos quando necessário e passar por manutenções periódicas para garantir seu bom funcionamento.

5) Uso obrigatório: é responsabilidade do empregador exigir o uso adequado dos EPIs, enfatizando sua importância contínua durante as tarefas.

Lembre-se: use os EPIs corretamente para preservar a saúde e a segurança no trabalho. Empregadores, cumpram suas obrigações e promovam um ambiente seguro. Colaboradores, verifiquem a adequação dos EPIs fornecidos. Juntos, construímos um ambiente de trabalho saudável!

Reginaldo Costa é advogado e sócio-fundador do escritório Reginaldo Costa Advogados Associados, atuante nas áreas cível, direito do consumidor, direito de família, empresarial, administrativo, entre outros. É especializado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Os artigos assinados representam a opinião do(a) autor(a) e não o pensamento do DJ, que pode deles discordar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.