Entenda a relação do piso dos enfermeiros e o movimento de hospitais filantrópicos Chega de Silêncio

Nesta semana, a Santa Casa de Limeira se manifestou publicamente sobre a crise financeira enfrentada, a significativa quantidade de serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e, consequentemente, sua importância especialmente às pessoas que dependem do Estado para ter acesso à saúde, e uma grande preocupação: um impacto financeiro ainda maior caso não seja estabelecida fonte de renda que suporte o possível aumento no piso de enfermeiros. O hospital ressalta o reconhecimento da necessidade de valorização da classe, que demonstra sua importância no dia a dia dos hospitais, e foi imprescindível na linha de frente da pandemia.

A votação do piso salarial da enfermagem (PL 2564/20) deverá ser realizada no dia 4 de maio, como informou a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC). A definição foi feita, segundo ela, após reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). “No mês de maio nós comemoramos a Semana Brasileira de Enfermagem e no dia 4 de maio estaremos aqui no Plenário da Câmara deliberando o projeto de lei do piso salarial da enfermagem”, disse.

Foi a deputada que coordenou o grupo de trabalho sobre o impacto orçamentário da propost e ela afirmou que há várias sugestões de fontes de financiamento para custear esse aumento salarial. As fontes não foram detalhadas na divulgação feita pela Agência Câmara.

É justamente esta incerteza que causa insegurança nos hospitais filantrópicos, como a Santa Casa de Limeira, que aderiu ao movimento Chega de Silêncio.

“A Santa Casa de Limeira é um dos 1.824 hospitais representados pela CMB [Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos], que hoje se manifesta em prol dos reajustes. Na semana de 25 a 28 de abril serão realizadas ações em Brasília com integrantes de Federações e Hospitais Filantrópicos que também darão continuidade em reuniões com parlamentares, presidente da República, presidências da Câmara e do Senado, além dos Ministérios, sobre a necessária fonte de recursos que possam dar condições para estas instituições suportarem seu impacto financeiro”, informou o maior hospital de Limeira.

O tamanho da Santa Casa de Limeira

A Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Limeira é um hospital filantrópico e privado, constituído em 1895 com a missão de promover saúde à população. “Com muita dificuldade, a Santa Casa busca recursos e apoios financeiros realizando campanhas junto a população, empresários e órgãos governamentais, oferta de seus serviços com qualidade e disponibiliza atendimentos essenciais para mais de 300 mil habitantes de Limeira, sendo referência em alta complexidade para mais 26 municípios da região”.

Destes atendimentos, 85% são feitos a pacientes do SUS, que por sua vez mantém uma tabela desatualizada há anos. “Hoje, a situação se agrava. Por mês, são realizados mais de 11 mil atendimentos de urgência e mais de 600 cirurgias gerais realizadas, que após a pandemia aumentaram consideravelmente. Também é importante levar em consideração que, neste ano, o valor dos insumos, medicações e materiais hospitalares tiveram um acréscimo expressivo, mas nenhum repasse feito para os hospitais”.

As dificuldades e preocupações foram apresentadas pela direção da Santa Casa de Limeira, junto com o provedor do hospital, Marcos Bozza.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.