Doria apresenta plano para vacinar crianças contra a Covid em 3 semanas

O governador João Doria (PSDB) anunciou no início da tarde desta quarta-feira (05/01), em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, que o Estado de São Paulo já tem um plano definido para vacinar todas as crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, em um período de três semanas.

O plano estadual é imunizar 250 mil crianças por dia e aplicar a primeira dose às crianças desta faixa etária. Ao todo, 5,3 mil postos de saúde já estão cadastrados junto à Secretaria de Estado da Saúde para iniciar o procedimento.

“A aplicação será feita de forma imediata desde que o Ministério da Saúde autorize ou envie as vacinas”, disse o governador. Ele criticou a demora do governo federal em iniciar a imunização, uma vez que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou a vacina no final do ano passado.

A meta de São Paulo é vacinar 4,3 milhões de crianças, com prioridade para 850 mil delas com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas. O Governo do Estado aguarda resposta da Anvisa ao novo pedido do Instituto Butantan para uso da Coronavac na imunização infantil. Há 12 milhões de doses desta vacina prontas para uso na campanha.

A Secretaria de Estado da Saúde adquiriu 9 milhões de seringas e agulhas que serão usadas na vacinação infantil. O Estado iniciou a distribuição de 4,5 milhões de cartões de vacinação específicos para o público com idade entre 5 e 11 anos.

Doria acrescentou, ainda, que a Secretaria de Estado da Educação, em parceria com as pastas de Saúde dos municípios, vai disponibilizar as escolas estaduais como ponto de imunização. Até o início da tarde, já haviam sido cadastradas 268 escolas da rede estadual para servirem de apoio à estratégia de vacinação das crianças.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.