Decreto cria regras para ensino de educação financeira nas escolas municipais de Limeira

O prefeito de Limeira, Mario Botion, publicou decreto na última sexta-feira em que regulamenta a Lei 6.591/21, de autoria do vereador Everton Ferreira (PSD), que garante aos estudantes da rede municipal de ensino acesso a conteúdos mínimos de educação financeira. O projeto foi aprovado recentemente pela Câmara Municipal e a lei havia sido sancionada em 11 de agosto passado.

Uma deliberação do Conselho Municipal de Educação (CME) do ano de 2016 já previa “Economia, Educação Financeira e Sustentabilidade” como um dos eixos na organização curricular dos conteúdos da rede municipal. Agora, o assunto será inserido oficialmente por meio da nova legislação.

Assim, durante o processo de ensino e aprendizagem, os professores vão abordar a temática da educação financeira de forma interdisciplinar e transversal. Os conteúdos de “Grandezas e Medidas” relacionados ao Sistema Monetário Brasileiro, presentes nos currículos do 1º ao 5º ano de escolaridade da rede pública municipal, vão permitir ações específicas relacionadas ao conhecimento financeiro e consumo consciente no decorrer do ano letivo.

O decreto estabelece que as escolas deverão participar de ações de formação continuada docente, promovidas pelo Departamento Pedagógico e/ou de parcerias e programas indicados pela Secretaria Municipal de Educação (SME), voltados ao desenvolvimento da educação financeira em sala de aula.

Por fim, na “Olimpíada de Matemática”, promovida anualmente pela Secretaria Municipal da Educação, destinada aos estudantes do 4º ano de escolaridade, vai abordar a educação financeira, o consumo consciente e a sustentabilidade.

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.