Comissão da Mulher da OAB Limeira arrecada absorventes para “combate da pobreza menstrual”

Para muitos, pode parecer estranho falar em arrecadação de absorventes e, mais ainda, pobreza menstrual. Mas o que para muitas é algo natural, menstruar e usar absorventes; para outras, que também passam por esse ciclo natural, é bem mais complicado, ao ponto de interferir diretamente na vida escolar ou em outros ambientes pelo simples fato de não terem condições financeiras de comprar absorvente.

As dificuldades ampliaram na pandemia e, na esteira das discussões no Congresso Nacional e até na Câmara de Limeira com um projeto de lei recente apresentado pela vereadora Mariana Calsa (PL), a Comissão da Mulher Advogada da OAB Limeira iniciou a “Campanha de Combate da Pobreza Menstrual”. A iniciativa, explica a presidente da comissão Gabriela Sassi, tem como objetivo arrecadar absorventes para destinar às que precisam de ajuda.

“Na tentativa de minimizar esses aspectos, vamos arrecadar absorventes [de qualquer marca e tamanhos], que serão destinados à doações em escolas municipais, e centro de acolhimentos”. A arrecadação acontecerá no próximo dia 12, na Farmácia Vila Cláudia, e na Casa do Advogado e Cidadania de Limeira.

“Acho que o principal motivo para ajudarmos é que muitas pessoas não pensam sobre o assunto. Meninas deixam de frequentar a escola, em média 5 dias por mês. É um impacto muito expressivo para uma estudante em ensino médio. É necessário também se promover uma campanha de conscientização e orientação à importância da higiene íntima nesse período, que pode ocasionar graves problemas”, diz a presidente da comissão da Mulher Advogada.

Foto: Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.