Com mais de 2,2 bilhões de litros de água, BRK bate recorde em produção no mês de março em Limeira

No mês de março, 2.245.982 metros cúbicos de água potável foram produzidos pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de saneamento de Limeira. O volume corresponde a mais de 2,2 bilhões de litros de água tratada de qualidade que chega à rede de distribuição a caminho dos imóveis dos limeirenses, um recorde na história da empresa. Nos três primeiros meses do ano, o acumulado já supera os 6,5 bilhões de litros de água..

A produção diária também vem batendo recordes. Em janeiro e fevereiro, os resultados médios diários ficaram acima do apurado em 2023, com 71,1 milhões e 70,7 milhões de litros produzidos na Estação de Tratamento de Água (ETA), no Parque Hipólito. Respectivamente, o montante corresponde a 3,07% e 5,76% a mais que nos mesmos meses do ano passado.

No comparativo com os últimos 10 anos, o ritmo de produção de água vem registrando acentuado crescimento ano após ano. Neste período há o aumento de 22% no volume total quando comparados aos primeiros trimestres dos respectivos anos. Considerando somente 2024, o salto foi de 3,1%em relação ao ano passado.

Para se ter ideia, nos três primeiros meses de 2023, a produção de água total foi de 6,3 bilhões de litros, ou seja, cerca de 200 milhões de litros menos do que neste ano.

“A BRK opera em Limeira com sua capacidade plena e conta com processos muito bem estruturados e profissionais altamente capacitados para entregar um produto de qualidade nas torneiras dos limeirenses. Desde a captação, passando pelo tratamento e finalizando com os cuidados com a nossa rede de distribuição e centros de reservação, há 29 anos prezamos por entregar o melhor à população”, afirma Alexandre Leite, gerente de operações da concessionária.

Mais água produzida e menos perdas

Com o acréscimo no volume apurado no mês e no trimestre, a BRK atingiu o recorde de água produzida em sua atuação na cidade, ao mesmo tempo em que registra um dos menores índices de perdas de todo o Brasil para cidades com mais de 100 mil habitantes: 19,04%.

Por sinal, tal resultado positivo teve peso significativo para a classificação do município como o quarto melhor em saneamento do país, conforme levantamento divulgado em março pelo Instituto Trata Brasil.

“Nossos investimentos na detecção de vazamentos antes mesmo que aflorem à superfície e na busca pela melhoria contínua são fundamentais nesse processo. Por exemplo, podemos citar os investimentos na instalação de válvulas reguladoras de pressão, que reduzem os riscos de rompimento de redes, e de macromedidores, para apurarmos a relação entre a produção e o consumo, determinando assim se há perdas na distribuição ou mesmo ligações irregulares”, afirma Daniel Makino, gerente de Eficiência Operacional da BRK. 

O caminho da água

Todo o volume de água tratada pela BRK tem origem na captação do Ribeirão Pinhal e Rio Jaguari, de onde diariamente cerca de 840 litros de água bruta por segundo são retirados e direcionados por 17 quilômetros de tubulações até a ETA.

Na estação, a água passa por uma série de processos – coagulação, floculação, decantação e filtração – antes de ser fluoretada (receber adição de flúor), passar por desinfecção e ajuste de pH e, enfim, seguir para os centros de reservação. Em todas as etapas, desde a captação e até chegar nos hidrômetros, o produto passa por rigorosos testes de laboratório para atestar sua qualidade.

O envio aos centros de reservação, que têm capacidade de armazenamento de 55 milhões de litros de água tratada, se dá por meio das redes de distribuição implantadas no município, parte por gravidade e outra por bombeamento. São mais de 1.200 quilômetros de redes distribuídas por toda a área urbana de Limeira.

Dúvidas? Fale com a BRK

A concessionária mantém à disposição de seus clientes o telefone 0800 771 0001, que atende 24 horas, e também o WhatsApp (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Foto: Divulgação/BRK Limeira

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