Com casos de Covid em alta, Cordeirópolis retoma uso de máscara em escolas

A Prefeitura de Cordeirópolis decidiu retomar o uso de máscaras nas escolas da rede municipal. A decisão foi anunciada pelo prefeito Adinan Ortolan no final da tarde desta terça-feira (31/05). A medida se dá após o aumento nos registros de doenças respiratórias em geral, entre elas a Covid-19.

Segundo Adinan, o mais recente boletim divulgado, fechado no dia 30, apontava 39 pessoas isoladas com Covid. Só na manhã desta terça, foram mais 20 casos. A estimativa é que número dobre na comparação de um dia para o outro.

O aumento, segundo especialistas e a equipe da Saúde em Cordeirópolis, acontece em todo o país. “A avaliação é que a Covid é doença respiratória e tem a ver com o clima, especialmente porque se transmite por meio de gotículas. Nestes dias de frios, pessoas ficaram em ambientes fechados e isso levou ao aumento significativo de procura médica por doenças respiratórias”.

O hospital de Cordeirópolis voltou a lotar de atendimentos e, por dois dias seguidos, um quarto médico foi convocado para ajudar. A alta preocupa, já que a cidade tem uma série de eventos agendados nos próximos dias em razão das comemorações do aniversário, celebrado no dia 13. Por ora, nenhum evento será cancelado.

Segundo Adinan, não há vagas em UTIs pediátricas na região e a cobertura vacinal da segunda dose contra a Covid entre as crianças foi pequena. O apelo é para que os pais imunizem os filhos e garantam proteção.

“Não vamos interromper as aulas, mas estamos retomando o uso de máscara nas escolas municipais. Vamos distribuir máscaras para crianças que não tiverem, principalmente neste período de maior contágio”, reforçou o prefeito. Ele informou que a Prefeitura também pedirá aos pais que enviem a carteirinha de vacinação dos filhos. O Executivo não pode obrigar a família a imunizar, mas a escola conversará com os pais com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância da proteção.

Adinan também solicitou às empresas e comércios que peçam mutirões à Prefeitura para vacinação de funcionários. Os trabalhadores nem precisarão ir até o posto de saúde: é a Prefeitura que envia uma equipe para imunizá-los no ambiente de trabalho.

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.