Alunos da Unicamp em Limeira vão dedicar 10% dos estudos em projetos nas comunidades

A Unicamp começou a aplicar um novo conceito de curricularização da extensão. Os alunos, inclusive das unidades de Limeira, terão que dedicar 10% de sua carga didática realizando projetos nas comunidades.

O assunto foi trazido à sessão da Câmara Municipal de Limeira desta segunda-feira (03/07) pelo professor Leonardo Lorenzo Bravo Roger, diretor da Faculdade de Tecnologia (FT/Unicamp), que fez uso da Tribuna Livre.

“O objetivo é que nossos formandos saiam conhecendo a realidade da cidade e é uma forma da universidade pública devolver para a sociedade que nos financia, que esses alunos altamente qualificados devolvam seus conhecimentos e os apliquem em projetos nas comunidades”, disse.

Segundo a Unicamp, as atividades de extensão são obrigatórias para os ingressantes a partir de 2023, mas os estudantes que ingressaram em anos anteriores podem participar das iniciativas. A inclusão da extensão universitária nos currículos de graduação obedece à Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, do Conselho Nacional da Educação.

Aos vereadores, o professor falou sobre a estrutura de professores da instituição, descreveu a quantidade de alunos, citou os cursos oferecidos e destacou que a faculdade é pública e gratuita. “Um dos principais objetivos de nossa vinda à Câmara hoje é aumentar a sensação de pertencimento da cidade com respeito à Unicamp”.

Leonardo citou as ajudas de custo oferecidas a alguns alunos para se manterem na universidade, por meio de bolsas, de ajuda na moradia, bolsa transporte e auxílio alimentação. Ele também mencionou que o curso de Engenharia de Telecomunicações da FT foi considerado o melhor curso do país, assim como o de Análise de Sistemas. “É triste pensar que, tendo essa qualidade na cidade de Limeira, ela não seja suficientemente aproveitada pelos jovens de nossa comunidade”, afirmou, pedindo apoio aos vereadores para divulgar os cursos.

O representante da Unicamp também falou sobre as vantagens na mudança do Campus 1 para o 2. “Teremos uma Prefeitura Universitária, com todos os serviços, como de saúde, atendimento psicológico e outros serviços de apoio aos alunos, funcionários e à comunidade”, explicou.

Com informações da Câmara Municipal de Limeira e Unicamp

Foto: Divulgação SVC/SAR

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.