Vereadores fazem 56 pedidos para novas academias ao ar livre pelos bairros de Limeira

Instaladas no âmbito do programa “Limeira Ativa e Saudável”, lançado em setembro de 2018, as academias ao ar livre se transformaram em um dos principais pedidos feitos pelos vereadores à Prefeitura de Limeira via indicação, documento legislativo em que os parlamentares sugerem ações ao Executivo.

De fevereiro até o último dia 16 de julho, foram protocoladas 56 indicações com pedido para instalação desses equipamentos esportivos em bairros de Limeira, conforme pesquisa feita pelo DJ no sistema de registro da Câmara Municipal de Limeira.

Os pedidos passam por praticamente toda a cidade, de leste a oeste e do norte ao sul: Anavec, Morro Azul, Abílio Pedro, Parque Hipólito, São Lourenço, Águas da Serra, Boa Vista, Parque Nossa Senhora das Dores, Solar dos Nobres, Antonio Simonetti, são apenas alguns dos bairros indicadores pelos parlamentares, entre tantos outros.

Como resposta, os vereadores recebem um ofício padrão assinado pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Augusto Zanon: “Informamos que temos realizado a implantação deste tipo de equipamento em nosso município e que acreditamos na importância desta ferramenta que incentiva a prática esportiva tendo com isso impactos significativos a saúde e bem-estar da população, desta forma, a presente solicitação será incluída na relação de pedidos a serem analisados para futuras implantações”.

Às vezes, os pedidos dos parlamentares vem acompanhados de solicitação para transformação de alguma área verde em praça pública, com a consequente instalação da academia ao ar livre.

As primeiras academias ao ar livre foram anunciadas no lançamento do programa “Limeira Ativa e Saudável”, um conjunto de ações envolvendo esporte e saúde criado pela gestão de Mario Botion. O programa incluiu reformas de centros esportivos, unidades básicas de saúde e a instalação das academias. No primeiro pacote, elas foram implementadas no Jardim Santa Adélia, Vila Piza, Jardim Esmeralda, Ginásio do Santo André, Jardim Lagoa Nova, Ginásio de Esportes do Jd. Santa Eulália, Novo Horizonte, Parque das Nações, Parque Cidade e Jd. Morro Branco.

A pasta utilizou, como critério, a descentralização de forma a atingir o maior número de bairros possíveis, de olho na integração de atividades para os munícipes e a utilização das estruturas já existentes (como exemplo, o Parque Cidade, já dotado de outras estruturas esportivas).

Outras 7 vieram numa segunda etapa e, em maio de 2020, a Prefeitura anunciou mais 17 espaços do tipo. Desta vez, sem recursos próprios, e sim como contrapartidas para aprovação de empreendimentos imobiliários. A escolha dos bairros levou em consideração pedidos da população e também sugestões dos vereadores.

A mais recente academia ao ar livre anunciada foi no Jardim Esmeralda, após a revitalização do Centro Esportivo Wilson Polato. O complexo do viaduto da Barroca Funda também recebeu equipamentos para exercícios físicos dentro das obras do parque linear.

Foto: Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.