Julgamento de padre da Diocese de Limeira será retomado em agosto

O julgamento do padre Pedro Leandro Ricardo, da Diocese de Limeira, afastado da Basílica de Santo Antônio, em Americana, será retomado no dia 13 de agosto, como determinou a Justiça de Araras.

As audiências tiveram início no mês passado e são muitas testemunhas, tanto de acusação quanto de defesa. Este julgamento envolve três vítimas.

O padre é acusado de crimes de atentado violento ao pudor com abuso da autoridade contra coroinhas quando era responsável pela igreja São Francisco de Assis, em Araras, entre 2002 e 2006. Outras acusações semelhantes são feitas em Americana, onde ele atuou antes de ser afastado pela Igreja Católica.

Todos os depoimentos acontecem de forma remota devido a pandemia de Covid-19. Representante do Ministério Público, que acusa o padre; advogados de defesa dele e das vítimas; além das pessoas arroladas são conectadas ao sistema do Judiciário. As testemunhas de acusação solicitaram ser ouvidas na ausência do réu, o que foi concedido pelo magistrado.

Em audiência realizada no início deste mês, o juiz autorizou o pedido do Ministério Público para oficiar o Núncio Apostólico no Brasil e o Consulado do Vaticano no Brasil, em que são solicitadas cópias do Código Canônico (lei da Igreja Católica).

Nova audiência já está marcada para acontecer em 27 de agosto. Após a oitiva das testemunhas, o padre réu será interrogado para, após, o juiz sentenciar em primeira instância.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.