Vereadores aprovam prorrogação e CPI do IPTU se estende até o final do ano em Limeira

O plenário da Câmara Municipal de Limeira aprovou, nesta segunda-feira (12/09), requerimento para prorrogação dos trabalhos da CPI do IPTU por mais 90 dias. Desta forma, a apuração parlamentar se estenderá até o final do ano legislativo.

O requerimento já havia sido aprovado pelos membros da comissão, mas precisava do referendo do plenário. A aprovação foi unânime e contou com os 17 votos de vereadores presentes na sessão.

Formada por Elias Barbosa (PSC), presidente; Everton Ferreira (PSD), relator; Lu Bogo (PL), secretária; Isabelly Carvalho (PT) e Ceará (Republicanos), a CPI foi instalada em junho após protocolo deste último, dias depois da operação que levou nove pessoas à prisão na investigação sobre fraudes de cancelamentos indevidos de IPTU e de transferências imobiliárias irregulares.

A primeira reunião foi realizada em 8 de julho e os vereadores já ouviram mais de 50 depoimentos, entre secretários municipais, servidores públicos e pessoas citadas na relação dos 170 imóveis que tiveram as dívidas de IPTU canceladas indevidamente, além de alguns envolvidos que viraram réus na Justiça.

Até o início do mês, a Prefeitura de Limeira já tinha recuperado cerca de R$ 800 mil referentes aos débitos cancelados indevidamente. “Temos que destacar o trabalho do Ministério Público, da Polícia Civil, dos denunciantes e desta CPI. É um trabalho conjunto de pessoas que estão procurando restabelecer e colocar o dinheiro que é do erário público onde ele deve estar”, disse Elias.

O colegiado já recebeu mais de 18 mil páginas de documentos, entre cópias do processo, respostas de requerimentos e documentos de testemunhas. Todo esse material está sob análise para a elaboração do relatório final, que será apresentado por Everton. A próxima reunião da CPI está marcada para esta quarta-feira (14/09), véspera de feriado municipal, com mais uma rodada de oitivas.

Veja os últimos acontecimentos da fraude do IPTU neste link.

Foto: Diário de Justiça/Arquivo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.