Vereadora pede reajuste no piso do magistério em Limeira

A vereadora Mariana Calsa (PL) protocolou, nesta quinta-feira (19/01), ofício ao prefeito Mario Botion e ao secretário municipal de Educação, André Luís de Francesco, pedindo o reajuste dos salários dos professores da rede municipal em 14,95%, ou mais, a partir de 2023. O objetivo é cumprir na cidade o novo valor anunciado pelo Ministério da Educação e publicado no Diário Oficial da União, que é de R$ 4.420,55.

A remuneração dos profissionais, segundo a parlamentar, nunca ficou abaixo do piso nacional e o reajuste nesse momento impacta diretamente mais de 1,8 mil profissionais e seus familiares em Limeira.

“Tendo em vista que um fator basilar da desigualdade social brasileira se explica pela desigualdade na qualidade e eficácia do ensino público em relação ao ensino privado e que a valorização dos profissionais de ensino representa parte significativa destes desafios, o cumprimento do novo piso nacional se apresenta como uma oportunidade de investimento para a educação municipal pública, assim como reconhecimento justo dos esforços e resultados destes profissionais”, ressaltou Mariana.

O documento também cita o Plano Municipal da Educação e o Estatuto do Magistério Público Municipal como forma de garantir políticas e diretrizes para a valorização dos professores. “Peço aos senhores, os quais nutro grande respeito, que, no entendimento da nova legislação e nos argumentos supracitados, determinem o reajuste no piso municipal do magistério para o valor mínimo determinado pelo piso nacional”, enfatizou a parlamentar.

Fonte: Câmara de Limeira
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.