Vereador quer lei para obrigar estudo técnico antes de instalar radares em Limeira

Proposta protocolada nesta segunda-feira (07/02) na Câmara de Limeira pelo vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) quer estabelecer regras para realização de estudos técnicos antes da instalação de qualquer radar nas ruas da cidade.

Conforme o texto, o estudo deve comprovar a necessidade de controle ou redução do limite de velocidade no local desejado, além de garantir a visibilidade do equipamento e respeitar o prazo mínimo de 90 dias de antecedência. Motivos e dados técnicos durante o período de avaliação também devem ser esclarecidos.

Durante a avaliação, a Prefeitura deve instalar no local sinalização informando a população sobre a existência do estudo que embasará a instalação do radar. A proposta prevê, ainda, que a cada dois anos um novo levantamento técnico deve ser feito para verificar ou readequar a sinalização da via pública. Waguinho também quer obrigar a publicação desses estudos técnicos no Portal da Transparência.

“Considerando que, para implantação de redutores de velocidade (lombada), semáforos, mudança de sentido na via pública é necessário a realização de estudo técnico para analisar a viabilidade ou não, pela mesma razão deve ser realizado referido estudo antes da instalação de equipamentos medidores de velocidade”, justifica o parlamentar.

Seu objetivo, prossegue, é evitar a instalação desnecessária de equipamentos em locais que não tenham real justificativa. Como exemplo, cita os radares colocados nos cruzamentos das avenidas Gumercindo Araújo x Fabrício Vampré, que têm registrado poucas infrações de trânsito por excesso de velocidade, “ao passo que outros locais que a população entende necessário a instalação de radares, estão sem os equipamentos”.

O projeto de Waguinho passará pelas comissões da Casa antes de ser pautado para votação.

Foto: Divulgação/Câmara de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.