Unicamp cria Prefeitura Universitária para os campi de Limeira

A Unicamp criou, por meio de deliberação publicada nesta semana, a Prefeitura Universitária em Limeira, que vai gerir os dois campi existentes na cidade. A decisão, apesar de publicada agora, foi tomada em sessão ordinária do Conselho Universitário (Consu) que ocorreu em junho.

De acordo com a deliberação, assinada pelo reitor Antonio José de Almeida Meirelles, foram considerados fatores como a existência de particularidades, o caráter regional e a identidade dos campi limeirenses; a importância da definição de competências nas atividades prestadas nas unidades; a relevância de unir esforços para fomentar o fortalecimento da relação entre universidade, poder público, empresa e sociedade; padronização dos processos de trabalho visando a eficiência, agilidade e economia na prestação dos serviços de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão; necessidade de adequação da organização da infraestrutura dos campi de Limeira e a conveniência administrativa no sentido de facilitar a comunicação com a administração central.

A Prefeitura Universitária em Limeira será diretamente subordinada à Diretoria Executiva de Administração (DEA) e o prefeito será designado pelo reitor. Em caso de necessidade, o prefeito escolhido poderá nomear um servidor para substituí-lo em circunstâncias eventuais.

Com a criação dessa estrutura, o prefeito gerenciará todas as demandas dos dois campi, como implantar e executar políticas de gestão dos territórios abrangendo abastecimento e distribuição de água, energia elétrica, água pluvial e esgoto, resíduos sólidos, manutenção urbana e predial, limpeza e conservação, segurança e vigilância patrimonial, convivência universitária, transporte, acessibilidade, meio ambiente, sustentabilidade, alimentação, modernização tecnológica e comunicação, observada a política adotada pela universidade para os seus demais campi, no que for cabível, entre ouras coisas.

A já existente Secretaria de Administração Regional (SAR) será incorporada à estrutura da Prefeitura Universitária. Com a publicação da deliberação, a reitoria da Unicamp tem prazo de 180 dias para propor toda a estrutura da Prefeitura.

Foto: Unicamp

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.