Sindicato notifica Diretoria de Ensino em Limeira por falta de trabalhadores de limpeza em escolas

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) notificou a Diretoria Regional de Ensino de Limeira pedindo providência em relação a falta de trabalhadores de limpeza em diversas escolas de Limeira.

A entidade afirma que tem recebido denúncia de profissionais terceirizados, de professores e gestores das escolas públicas estaduais, sistematicamente, e encaminhado essas denúncias para a Diretoria, que já rompeu o contrato com a empresa responsável por este serviço.

“Porém, ao que tudo indica, a nova empresa contratada só mudou o CNPJ, pois, segundo as próprias denúncias, desde as chefias até o quadro de prestação de serviço nas escolas são exatamente os mesmos e com os mesmos problemas. Como a empresa antiga não pagou todos os direitos dos trabalhadores, inclusive salário, parte importante está se recusando a retornar ao trabalho nas escolas”, informa o sindicato.

A Apeoesp informa que a empresa é uma entre quatro do mesmo ramo e do mesmo dono que prestam serviços de limpeza nas escolas estaduais na capital, grande São Paulo e interior. Em outros municípios, trabalhadores estão ou já estiveram na mesma situação dos terceirizados de Limeira. “Também paralisaram os serviços de limpezas porque, além de não pagar os salários desses trabalhadores, não oferecem os materiais necessários para a limpeza das escolas”, aponta a entidade sindical. No entendimento do sindicato, “é inaceitável que, em plena pandemia as escolas estejam sem limpeza, higienização e desinfecção.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informou que foi feito novo contrato com a Dinamic Service, com a prioridade de recontratação do quadro de funcionários que já fazia parte do contrato pela empresa anterior. A empresa escolhida participou de processo licitatório emergencial e cumpriu todos os requisitos, apresentando os documentos legais exigidos e foi a vencedora.

“A Pasta ainda ressalta que realizou todos os pagamentos à empresa anterior, referente aos serviços executados e que eventuais pendências devem ser reivindicadas junto à empresa anterior,  de acordo com as normas trabalhistas”, finalizou.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.