Saúde de Limeira monitora caso suspeito de febre maculosa no Horto

A Secretaria de Saúde de Limeira monitora, por meio da Vigilância Epidemiológica, um caso tratado como suspeito de febre maculosa. Trata-se de uma criança que esteve nas dependências do Horto Florestal no último dia 26 de novembro. O caso chegou ao gabinete do vereador Hélder do Táxi (MDB), que pediu esclarecimentos à Prefeitura por meio de requerimento.

No documento, o parlamentar cita que foi procurado por uma mulher que esteve, no dia apontado, no Horto com seus filhos. No dia seguinte, o filho começou a apresentar febre alta. Após procura, ela encontrou, no corpo da criança, um carrapato-estrela, conhecido por ser o transmissor da febre maculosa.

A mulher levou o filho até um hospital particular de Limeira, onde foi iniciado o protocolo para tratamento da doença. Amostras foram colhidas e enviadas para exames, que vão indicar se trata da febre maculosa ou outra enfermidade.

Ao gabinete do vereador, a mãe relatou que ficou com os filhos apenas na região onde há brinquedos no Horto, não se afastando para locais com matos mais altos. Ela relatou ainda, que, encontrou próximo aos brinquedos, um escorpião.

No requerimento, Helder pergunta se há histórico de contaminação de febre maculosa nas dependências do Horto, se é feita a dedetização nas áreas de uso comum, como o playground. Ele pediu relação de eventuais casos confirmados de febre maculosa neste ano e quais locais estavam com carrapato-estrela.

O DJ pediu esclarecimentos à Prefeitura de Limeira. Em nota, a Secretaria de Saúde informou que tem conhecimento do caso, que está sendo acompanhado pela Vigilância Epidemiológica e, portanto, tratado como suspeito.

“As secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e de Obras e Serviços Públicos realizam periodicamente o corte da grama do Horto Florestal, rente ao solo, conforme recomendado pelos órgãos competentes. Além disso, é realizada a aplicação de carrapaticida e a disponibilização de folders orientativos nas mídias sociais, bem como nos locais de grande circulação de pessoas. Também são colocadas placas orientativas no local para alertar a população”, informou o Executivo.

Foto: Agência Brasil

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.