Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (27/03/23)

SEGUNDA AUDIÊNCIA
A 1ª Vara Criminal de Limeira designou a audiência de continuação para instrução do processo sobre a fraude do IPTU em Limeira. Após a audiência realizada em 1º de março, a segunda foi agendada para o dia 17 de maio, a partir das 13h15, quando mais testemunhas serão ouvidas. O procedimento será realizado novamente no salão do Plenário do Júri, no Fórum Criminal localizado no Centro de Limeira. Os réus serão requisitados para que compareçam ao Fórum naquela data.

HPV ABAIXO DA META
Estudo da Fundação do Câncer, divulgado para marcar o Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo do Útero, celebrado neste domingo (26/03), revela que todas as capitais e regiões brasileiras estão com a vacinação contra o HPV (Papilomavírus humano) abaixo da meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso significa que até 2030, o Brasil não deverá atingir a meta necessária para a eliminação da doença, que constitui problema de saúde pública. O levantamento tem como base os registros de vacinação do PNI de meninas entre 9 e 14 anos, no período de 2013 a 2021, e meninos de 11 a 14 anos, entre 2017 e 2021. (Agência Brasil)

HORTA NO CR
O “Projeto Horta no Centro de Ressocialização de Limeira (CR)” teve mais uma etapa na última semana. A Prefeitura de Limeira deu início à capacitação teórica e prática sobre o plantio de hortaliças a 16 reeducandos. O curso tem carga horária de 15 horas, dividida em cinco aulas de 3 horas. Os temas abordados foram introdução básica à horticultura, mercado de hortaliças e infraestrutura de produção de mudas de hortaliças. Foram plantados alimentos como berinjela, beterraba, repolho, couve, abóbora, melão e melancia. O alimento produzido na horta é consumido pelos reeducandos e também doado à Penitenciária de Limeira e ao Banco de Alimentos do Ceprosom, onde é encaminhado para famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

(Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

VIAGEM ADIADA
Por orientações médicas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que não vai mais viajar para a China. O adiamento já foi comunicado às autoridades chinesas “com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data”. Lula fez exames na quinta-feira (23/03) no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, onde teve diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A e iniciou tratamento. Segundo a nota assinada pela médica Ana Helena Germoglio, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral. A viagem não tem data para ocorrer. (ABr)

INTERVENÇÕES EM VIADUTO
As obras da Prefeitura de Limeira para a construção do Complexo Viário Paulo Natal avançam com trabalhos em várias frentes. Uma delas é a de terraplenagem e de instalação de redes de drenagem com seus respectivos ramais para captação de águas pluviais. Paralelamente, muros de contenção elevam-se sobre as margens do Ribeirão Tatu. Já no canteiro de obras, equipes atuam na construção de peças de concreto pré-moldadas, que serão colocadas nos poços de visitação do local. Essas ações, conforme a Secretaria de Obras, são necessárias à duplicação do viaduto. Também são executadas as obras de recuperação do viaduto, com reforço das pilastras e o tratamento das estruturas desgastadas pela ação do tempo.

TRIGO TRANSGÊNICO
O Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS), presidido pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, tem até o dia 5 de abril para decidir sobre o plantio no Brasil de trigo transgênico. O plantio foi aprovado no dia 1º de março pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União do dia 7 deste mês. A partir daí, o CNBS teria prazo de 30 dias para se manifestar a respeito. “Se ele não se manifestar em 30 dias, isso [o plantio] fica liberado”, disse o presidente da CTNBio, Paulo Barroso. “Agora, ainda está nesse prazo”. (ABr)

PAUTA EM IRACEMÁPOLIS
A sessão da Câmara Municipal de Iracemápolis desta segunda-feira (27/03) terá cinco itens na pauta de votação. Dois são projetos de entrega de título de Cidadão Iracemapolense a Tiago Rodrigo Degaspari Pereira e ao Pastor Ari Nazareno Martin. Na pauta, estão ainda os projetos que cria o Selo Acessibilidade Nota 10 e o Mês da Conscientização da Doença de Parkinson (Tulipa Vermelha), ambos de autoria de Ralf Silva (PL), e o projeto que cria diretrizes para a instituição de política pública aos catadores e organizações sociais de materiais recicláveis, de autoria de Carlos Eduardo de Souza Silva (PV), o Payuka da Música. A sessão começa às 19h.

(Divulgação)

CANDIDATO A SÍNDICO
O Projeto de Lei 327/23 prevê o fornecimento aos candidatos em processos eleitorais realizados por condomínios, clubes, sindicatos e outras agremiações das informações de contato dos proprietários de imóveis e dos associados. A solicitação deverá ser formal, e o descumprimento acarretará sanções legais. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) para dispensar o consentimento prévio do proprietário ou associado. Os candidatos a síndico, presidente ou cargo de direção deverão se responsabilizar pelas informações recebidas, prestando contas posteriormente. (Agência Câmara)

PERFIL DO CONSUMIDOR
O Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Cordeirópolis, oferece o curso de “Análise de Perfil do Consumidor: o que seu cliente deseja”. A formação tem o objetivo de dar subsídios para análise de perfil do consumidor no processo de compra, para identificar suas demandas e necessidades, e colaborar para o aumento da conversão de vendas. O evento é gratuito, voltado à MEI, ME e EPP, e ocorre em 18 e 19 de abril, das 18h às 22h. Para se inscrever, é só ir até o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), na Av. Presidente Vargas 663, Vila Nova Brasília, junto à Casa da Agricultura, das 8h às 16h, de segunda à sexta-feira. Levar RG, CPF e comprovante de Endereço. Mais informações pelo telefone 3546-4762 ou 3546-5566.

VIU ESSA?
“Tenho um pedido a vocês: abram as portas de suas casas para o IBGE porque isso significa abrir as portas de sua vida para uma vida melhor”

Ministra do Planejamento, Simone Tebet, em pedido feito neste sábado (25/03) à população quando visitou Heliópolis, em São Paulo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.