Rodapé – Um café de notícias para começar o dia bem informado (18/08/23)

GLAUCOMA EM LIMEIRA
Em resposta à vereadora Lu Bogo (PL), a Secretaria de Saúde de Limeira informou que, atualmente, 247 pacientes fazem tratamento contra o glaucoma. A doença atinge o nervo óptico dos olhos e envolve a perda de células da retina que são responsáveis por enviar impulsos nervosos ao cérebro. A rede pública de Limeira tem seis médicos especialistas em glaucoma. Os tratamentos são feitos no Hospital Dia, Clínica Lenci, Policlínica e na Santa Casa. A pasta informou não tem o número de pessoas que migraram para cegueira devido ao diagnóstico de glaucoma na rede pública, já que a patologia não se enquadra no rol de doenças de notificação compulsória.

?️ O DIA NO MUNDO JURÍDICO
18/08 é o Dia do Estagiário, em lembrança ao Decreto 87.497, de 18 de agosto de 1982, que concedeu os primeiros direitos e obrigações ao estagiário.

PROMESSA DE INDULTO
Com promessa de indulto, o ex-presidente Jair Bolsonaro teria pedido ao hacker Walter Delgatti Netto para assumir um suposto grampo contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Segundo Delgatti, o pedido foi feito durante uma conversa por telefone com Bolsonaro, que o teria informado que agentes “de outro país” teriam conseguido grampear o ministro e então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A informação foi divulgada pelo hacker nesta quinta-feira (17/08) em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura os atos golpistas de 8 de janeiro. O indulto significa o perdão da pena, efetivado mediante decreto presidencial. (Agência Brasil)  

MIKLOS E DERICO EM LIMEIRA
A Prefeitura de Limeira definiu a programação completa da Festa da Coxinha, evento que faz parte das comemorações do aniversário de Limeira. O destaque será a apresentação do músico Paulo Miklos, vocalista da banda Titãs. O cantor se apresenta na abertura, 14 de setembro, às 20h30. Sua presença faz parte de parceria entre o município e o Sesc – Piracicaba e Sicomércio. O público será animado ainda com rock, sertanejo, MPB, samba, pop e outros gêneros em dois palcos. Outra presença é a do saxofonista Derico, que participou do Sexteto do Jô, no icônico programa de Jô Soares. A Orquestra Sinfônica de Limeira traz concertos com o repertório de Led Zeppelin e Metallica. O Grupo Avena faz participação especial com repertório tradicional e músicas do novo álbum. Confira a programação neste link.

(Arquivo/Divulgação Prefeitura de Limeira)

RELATÓRIO SOBRE URNA
O hacker Walter Delgatti Netto afirmou que orientou os militares responsáveis por produzir o relatório das Forças Armadas sobre a segurança das urnas eletrônicas entregue no dia 9 de novembro de 2022. O hacker preso pela Polícia Federal (PF) depôs nesta quinta-feira (17/08) na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura os atos golpistas de 8 de janeiro. “Eu apenas não digitei, mas fui eu quem fez ele, porque tudo que consta nele foi orientado por mim”, sustentou Delgatti. Segundo ele, o trabalho junto aos militares foi uma ordem do ex-presidente Jair Bolsonaro após uma reunião que teve com o político do Palácio da Alvorada no dia 10 de agosto de 2022. Segundo o hacker, a reunião teria durado cerca de 1h30. (ABr)

CAIXAS D’ÁGUA
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Limeira decidiu, nesta quarta-feira (16/08), encaminhar ofício à Prefeitura pedindo informações sobre o estado das caixas d’água das escolas da rede municipal. O questionamento foi motivado por denúncia recebida pelo vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania). Um munícipe apontou o estado da caixa d’água de uma escola, que necessita de manutenção ou substituição. Os parlamentares questionam se há levantamento sobre o estado das caixas d’água das escolas, quantas e quais escolas apresentam problemas e se existem processos sobre a substituição de caixas d’água nos estabelecimentos de ensino. Além disso, o colegiado perguntou se há testagem da água nas escolas que apresentam problemas nas caixas d’água para avaliar a condição da água.

ADESÃO AO PNDL
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou, nesta quarta-feira (16), que o governo estadual incorpore o Programa Nacional do Livro Didático (PNDL), do Ministério da Educação (MEC). No dia 1º, a gestão paulista informou que recusou o material didático e pedagógico do programa e que a rede de ensino deixaria de usar livros físicos, o que significa que os estudantes teriam apenas material digital nos anos finais do ensino fundamental. O material do MEC é fornecido às redes dos municípios, estados, federais e do Distrito Federal sem nenhum custo, bastando que formalizem a adesão ao PNDL. O programa foi criado em 1929, de acordo com informações do MEC. (ABr)

CARRETA DA MAMOGRAFIA
Os atendimentos da “Carreta da Mamografia” seguem no Parque Cidade, ao lado do Vô Lucato. O foco são as mulheres de 50 a 69 anos. Nessa faixa etária, basta apresentar RG e Cartão SUS. Para mulheres de 35 a 49 anos, a Secretaria de Saúde de Limeira ressalta a necessidade do pedido médico, emitido por profissional do SUS, além do RG e do Cartão SUS. O mesmo vale para as mulheres acima de 70 anos, que também necessitam do pedido médico. Além desses requisitos, só terão acesso ao exame as mulheres que fizeram a última mamografia há pelo menos 1 ano. Gratuita, a iniciativa é do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria Estadual da Saúde. A carreta permanecerá em Limeira até 26. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. São distribuídas 50 senhas por dia, às 8h, por ordem de chegada. Neste sábado (19/08), o funcionamento é das 8h às 12h, com entrega de 25 senhas.

AUXÍLIO-ALUGUEL
O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (16/08) projeto de lei que prevê o pagamento de auxílio-aluguel, por até seis meses, para mulheres vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade social e econômica.  O texto, que altera a Lei Maria da Penha, recebeu o parecer favorável da relatora, a senadora Margareth Buzetti (PSD-MT). A proposta foi aprovada por votação simbólica, sem manifestações contrárias. O texto seguiu à sanção presidencial. (ABr)

(Divulgação/Senado)

SEGURANÇA EM CORDEIRÓPOLIS
Cidadãos que frequentam o cemitério de Cordeirópolis relatam que objetos são furtados dos túmulos. Além de vasos, cerâmicas e flores, objetos de metal também são levados. Apesar da baixa frequência, a Secretaria de Serviços Públicos e a Secretaria de Governo, Segurança e Trânsito intensificaram ações de monitoramento no local nos últimos dias. O secretário de Serviços Públicos, Moises Omena, relata preocupação, mas informa que ações foram tomadas. “Nossa intenção é zerar qualquer tipo de furto que possa ocorrer dentro do cemitério. Por isso, foram instaladas 16 câmeras de monitoramento, ou seja, temos imagens para identificar qualquer infrator que possa tentar a prática do crime”. Além dessas câmeras, outras oito foram instaladas no cemitério de Cascalho.

ANULAÇÃO DE MULTA
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), cassou decisão da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul que impôs multa pessoal ao procurador do Município de Sapucaia do Sul (RS) por descumprir o prazo dado pela Justiça do Trabalho para juntar documentos a um processo. Segundo o ministro, a sanção é contrária à jurisprudência de mais de 20 anos do STF e foi afastada expressamente pelo Código de Processo Civil de 2015.O motivo da multa foi o fato de o procurador não ter juntado aos autos de uma ação trabalhista os cartões de ponto e os contracheques de um ex-empregado de um hospital municipal que havia obtido judicialmente o direito a horas extras e adicional de periculosidade. (Do STF)

CONSCIENTIZAÇÃO EM IRACEMÁPOLIS
O Departamento de Meio Ambiente e o setor de Engenharia de Iracemápolis realizaram ação de conscientização em diversos pontos da cidade. A equipe passou por lojas de ferramentas e materiais de construção, além de visitar obras para informar e conscientizar sobre a necessidade de separar corretamente a rede de água que vem da chuva da rede de esgoto. “Esse tipo de conscientização é muito útil quando feita de maneira prévia, por serem ajustes simples em uma obra que fazem uma grande diferença tanto para o meio ambiente, quanto para a própria rede de esgoto do município”, diz o chefe do Departamento de Meio Ambiente, Rodrigo Valdanha.

AULAS COMPLEMENTARES
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (16/08) o Projeto de Lei 1050/21, do deputado Pastor Gil (PL-MA), que cria um programa para ofertar estudos complementares a estudantes do último ano do ensino médio das escolas das redes públicas. A proposta será enviada ao Senado. O projeto foi aprovado na forma de substitutivo do relator, deputado Reginaldo Veras (PV-DF). Segundo o texto, o objetivo do Programa de Apoio da União aos Estados e ao Distrito Federal, que vigorará por cinco anos, é fortalecer a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os processos seletivos de ingresso na educação superior. De acordo com as possibilidades de cada rede pública, haverá oferta de aulas e atividades de orientação e de reforço de estudos, presenciais e virtuais. (Agência Câmara)

LEU ESSA?
“A justiça eleitoral está vigilante. O TSE dá mostras muito firmes de que não tolerará candidaturas fictícias. Se insistir com o registro de candidaturas femininas fictícias, o resultado é esse: aqueles que, porventura, forem eleitos às custas dessa fraude perderão seus mandatos”

Ministra substituta Edilene Lobo, do Tribunal Superior Eleitoral, em entrevista à TV Brasil.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.