Projeto que cria o Dia Marielle Franco em Limeira aguarda votação

A morte de Marielle Franco (PSOL), vereadora no Rio de Janeiro, completou 5 anos na última terça-feira (14/03) com muitas homenagens Brasil afora. Em Limeira, o projeto de lei que cria o “Dia Marielle Franco” para lembrar a luta contra o genocídio da mulher negra já passou por todas as comissões e, há 1 ano, aguarda inclusão na pauta de votação.

Foi o primeiro projeto de lei protocolado em 2022 pela vereadora Isabelly Carvalho (PT). Se aprovada, a homenagem será celebrada anualmente em 14 de março, data de morte da vereadora carioca no ano de 2018. A propositura passou pelo ciclo das comissões ainda em fevereiro do ano passado.

Marielle e o motorista Anderson Gomes foram assassinados, vítimas de uma emboscada, no Rio de Janeiro. “Os mandantes do crime ainda não foram descobertos e tão pouco responsabilizados. Marielle Francisco da Silva, conhecida como Marielle Franco, foi uma mulher negra, mãe, socióloga, política brasileira e cria da Favela da Maré, onde iniciou a militância em direitos humanos após ingressar no pré-vestibular comunitário e perder uma amiga, vítima de bala perdida, em um tiroteio entre policiais e traficantes no Complexo da Maré”, justificou a parlamentar limeirense.

Isabelly lembra que, conforme a pesquisa do Atlas da Violência divulgada em 2019, houve aumento de 30,7% no número de mulheres assassinadas de 2007 a 2017. Só em 2017, foram mortas 4.936 mulheres (a maior quantidade desde 2007), ou seja, cerca de catorze vidas por dia. “As mulheres negras foram as mais afetadas, sendo que representam 66% de todas essas vítimas”, apontou.

Caso seja aprovada pelos vereadores, a ideia é lembrar a data com palestras, seminários, exposições, atividades e eventos de visibilidade em Limeira. Isabelly explicou que o projeto ainda não foi para votação porque há outros de sua autoria, também importantes, que estão prontos para irem à pauta e são anteriores ao da homenagem à Marielle. “Seria importante votar ainda neste mês de março. Vou conversar com as lideranças para ver a possibilidade de pautá-lo”, disse ao DJ.

Dia Nacional

Enviado ao Congresso nesta semana pelo governo federal, o Projeto de Lei 1086/23 institui o Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento da Violência Política de Gênero e Raça, a ser comemorado anualmente em 14 de março. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Assinada pela Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco (irmã de Marielle), a proposta tem o objetivo de conscientizar a sociedade a respeito das violências sofridas pelas mulheres no ambiente político, em especial, mulheres negras.

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.