Projeto em Limeira quer adesivos que indiquem ponto cego a motoristas

A vereadora Terezinha da Santa Casa (PL) apresentou nesta semana, na Câmara Municipal de Limeira, projeto de lei que prevê a instalação de adesivos nos veículos de transporte público e veículos pertencentes ao Executivo, para indicar a localização do ponto cego aos motociclistas, ciclistas e demais motoristas.

A autora da iniciativa lembra que não são raros os acidentes que ocorrem porque, em algum momento da trajetória, os veículos que trafegam nas faixas laterais estão fora do campo de visão do motorista, quando observados pelos retrovisores, nos chamados pontos cegos.

“Nesses pontos, verificados em ambos os lados de um automóvel, os veículos que se aproximam, não são mais detectados pelo retrovisor, e também não aparecem na visão lateral direta do condutor”, explica a parlamentar.

Os pontos cegos dos retrovisores, segundo ela, representam situação que exige atenção redobrada por parte dos motoristas, especialmente na realização de manobras de ultrapassagem e nas mudanças de faixa de rolamento, quando muitos dos acidentes ocorrem, ou têm início, devido a freadas bruscas ou desvios abruptos na direção.

“A propositura apresentada tem a finalidade de implantar adesivos nos veículos de transporte público para indicar a localização do ponto cego aos ciclistas e demais motoristas. O projeto visa contribuir para o arrefecimento da quantidade de acidentes de trânsito decorrentes da visualização comprometida dos motoristas, bem como para a melhoria da mobilidade urbana”, finaliza Terezinha.

A proposta será lida na próxima sessão e encaminhada às comissões permanentes da Câmara.

Foto: Câmara Municipal de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.