Oscar 2023: considerações sobre o vencedor

por Farid Zaine
@farid.cultura

Quando o filme “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” foi lançado, publicamos aqui na “Cláusula Cultural” nossas impressões e a avaliação do longa. Agora, depois da vitória anunciada no Oscar, o filme retorna aos cinemas e tem uma nova campanha de divulgação no streamig. É certo. Muita gente não o viu na época do lançamento.

Vejamos o que dissemos sobre esse vencedor de 7 Oscars dos 11 a que foi indicado na edição de 2023, na publicação do dia 25 de junho de 2023:
“Se há um filme cujo título entrega o que promete esse é “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”. Os ultracriativos Daniel Kwan e Daniel Scheinert, conhecidos como “os Daniels”, passaram anos planejando esse longa , produção paralisada por um tempo por causa da pandemia. Depois eles se lançaram a essa tarefa nada fácil de concluir um dos mais ousados projetos cinematográficos dos últimos tempos.

Comecemos por determinar o gênero do filme: drama, comédia, ficção científica, aventura de super-herói, suspense, história temperada com artes marciais? Pois é tudo isso, tudo junto, e muito mais. Parece exagero, mas não é. “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” é uma experiência totalmente diferente, instigante e originalíssima.” Os parágrafos acima contam da nossa impressão sobre o lançamento do longa dos Daniels. Nota: O filme foi eleito o Melhor e os Daniels venceram na categoria de direção.

Continuando sobre o que foi escrito , agora sobre o elenco:
“Ninguém espere explicações claras sobre o que acontece em cada segundo de “Tudo em todo o Lugar ao Mesmo Tempo”. O charme também está na decifração que cada um pode fazer dos múltiplos símbolos e enigmas do longa. Michele Yeoh está soberba como Evelyn Wang, acompanhada pelo ótimo Ke Huy Quan (Waymond) , que foi o garoto de “Indiana Jones e o Templo da Perdição” e “Os Goonies”, e agora adulto se revela um talentoso ator. Excelente também é Stephanie Hsu, que vive Joy e a destrutiva vilã Jobu Tupaki . E a grande surpresa é a participação hilária de Jamie Lee Curtis, como a funcionária da Receita que quer penalizar a lavanderia de Evelyn, que luta ferozmente com ela, mas que tem com a mesma um romance lésbico em outro universo, onde uma estranha evolução levou as pessoas a terem dedos em forma de salsichas.”

Aqui vale lembrar: Michelle Yoh venceu como Melhor Atriz, Ke Huy Quan como melhor ator coadjuvante, Jamie Lee Curtis como Melhor Atriz Coadjuvante, e Stephanie Hsu foi indicada a Melhor Atriz Codjuvante. Falamos ainda sobre o longa:
“Com lições nada didáticas sobre empatia, generosidade, amor, união familiar e compreensão , “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” surge como a grande novidade do cinema em 2022. Não será surpresa nenhuma que esteja presente nas listas de prováveis indicados em muitas categorias na próxima temporada de premiações. A essa altura as mentes inquietas dos Daniels já terão concebido alguma outra aventura ainda mais mirabolante.”

O longa dos Daniels levou ainda os Oscars de Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem. Com os 7 Oscars ganhos, “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” atingiu a marca histórica de somar 165 prêmios em todo o mundo.

Tempo de rever, portanto, o grande vencedor do Oscar 2023, e um dos mais premiados filmes de todos os tempos.

Foto: Divulgação

TUDO EM TODO O LUGAR AO MESMO TEMPO (Everything Everywhere All at Once) – EUA, 2022 – Direção de Daniel Kwan e Daniel Scheinert – em cartaz nos cinemas e no streaming
Cotação: *****ÓTIMO (cotação dada em junho de 2023)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.