Múltiplas tentativas de punção periférica são permitidas?

Por Stella Fagundes

Se você não é da área da saúde, pode ser que o termo punção periférica tenha te deixado intrigado e com aquela dúvida: do que estão falando? Então, antes de aprofundarmos no tema, ou seja, se as múltiplas tentativas de punção são ou não permitidas, vamos entender o que é a punção periférica.

Punção periférica é um procedimento invasivo comumente realizado por profissionais de saúde, seja para a coleta de exames laboratoriais, como, por exemplo, a coleta de amostras de sangue, como também para a aplicação de medicação por via endovenosa, ou seja, quando a medicação é aplicada diretamente na veia do paciente.

Em síntese, refere-se ao procedimento onde se é necessário localizar o vaso sanguíneo do paciente para, então, realizar a coleta sanguínea ou aplicação medicamentosa.

Após esclarecermos o que é a punção periférica e quando ela é realizada, passamos à dúvida principal.

Há limitações para a punção? O profissional de saúde poderá tentar a localização do vaso sanguíneo quantas vezes forem necessárias?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a punção periférica está limitada ao máximo de duas tentativas por profissional e, no máximo, quatro tentativas em cada paciente.

Assim, após duas tentativas frustradas, outro profissional deverá ser designado para a punção, a fim de uma nova tentativa de localização do vaso sanguíneo do paciente.

Entretanto, caso esse segundo profissional, após duas tentativas, também não tenha êxito em localizar o vaso sanguíneo para coleta ou aplicação, o procedimento de punção deverá ser suspenso, pois, como destacado anteriormente, somente é permitido um total de quatros tentativas por paciente.

Com a suspensão das tentativas de punção periférica, será designada equipe técnica, para a realização de avaliação multidisciplinar, a qual deverá analisar a situação fática e as opções disponíveis ao paciente. Isso porque múltiplas tentativas de punção periférica, além de ocasionarem dor, apresentam grandes riscos de infecções, hematomas e flebite (inflamação da veia, que gera a formação de um trombo/coágulo).

Além de possíveis infecções, múltiplas punções periféricas ocasionam também o enfraquecimento dos vasos sanguíneos, que poderá comprometer todo o sistema vascular do paciente.

Assim, realizada a avaliação multidisciplinar, ficará definido pela equipe técnica os procedimentos a serem seguidos, visando sempre a saúde e bem-estar do paciente.

Stella Fagundes é advogada no escritório Bueno Rodrigues Advocacia e pós-graduanda em Direito Médico e Tributário

Os artigos assinados representam a opinião do(a) autor(a) e não o pensamento do DJ, que pode deles discordar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.