MEC credencia faculdade de medicina em Limeira

O Ministério da Educação credenciou a Faculdade São Leopoldo Mandic de Limeira, que ofertará curso de medicina na cidade. A portaria foi assinada nesta semana pelo ministro Camilo Santana.

Localizada no mesmo terreno do Isca Faculdades, às margens da Rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147/Limeira-Piracicaba), a São Leopoldo Mandic já tinha sido liberada para ofertar 55 vagas para o curso de medicina, que terá duração de 6 anos.

Mesmo antes do credenciamento, a oferta do curso na cidade motivou, por exemplo, a criação de lei em Limeira que permite o programa de estágio na rede pública de saúde por alunos de instituições de ensino superior privadas na área da saúde.

Iracemápolis também se movimentou. Em agosto do ano passado, o Município firmou parceria com a São Leopoldo Mandic para permitir que os alunos de medicina façam atividades nas unidades da cidade.

A portaria de credenciamento do MEC tem validade de três anos e Limeira aguarda o início do curso há quase 10 anos, quando, em 2013, o Diário Oficial da União divulgou a lista com o resultado dos municípios pré-selecionados pelo MEC para receber um curso de medicina.

A Universidade São Judas Tadeu chegou a anunciar o aluguel de um imóvel no Centro para dar início ao curso, mas o caso foi judicializado pela Faculdade São Leopoldo Mandic que apontou irregularidade da concorrente, que participou do processo do MEC em dois municípios. O critério era a participação de instituições de educação de ensino superior em apenas um dos municípios na lista de aprovados para receber o curso de medicina.

O processo tramitou no Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1) e, nele, foi concedida ordem de suspensão para a implantação do curso em Limeira. Em 2021, o tribunal decidiu, por unanimidade, acatar os argumentos da Faculdade São Leopoldo Mandic, de que as regras editalícias de proibição de formação de consórcio de empresas devem ser respeitadas e, então, foi declarada a desclassificação da mantenedora da São Judas referente a Limeira.

Foto: Divulgação São Leopoldo Mandic

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.