Maionese com ingrediente vencido: fiscais em Limeira checam recolhimento de lotes

Equipes da Divisão de Vigilância Sanitária (Visa) de Limeira visitam, nesta sexta-feira (31/03), estabelecimentos do setor alimentício na cidade. O objetivo é verificar o cumprimento da resolução RE-1.051, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que suspende a comercialização de todos os lotes de maionese da marca Fugini, fabricados de 20 de dezembro de 2022 a 21 de março deste ano.

Na ação, os fiscais percorrerão mercados, atacados, minimercados e supermercados, a fim de verificar se os produtos já foram retirados de circulação. O trabalho será realizado em período integral.

Segundo a gerente da Visa, Carolina Nardi Duarte, a Anvisa também determinou a suspensão da fabricação e da distribuição do produto, em razão do uso de aditivos vencidos na fabricação da maionese, tornando-a imprópria ao consumo.

A empresa fica em Monte Alto, São Paulo e produz molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos. Segundo a Agência, a proibição é medida preventiva e foi adotada após uma inspeção na fábrica identificar problemas graves relacionados à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, entre outros.

A suspensão da comercialização e distribuição foi aplicada apenas para os produtos em estoque. Já a fabricação poderá ser retomada após a empresa readequar os processos. Segundo a Anvisa, teria sido usada matéria-prima vencida na fabricação da maionese.

Nas redes sociais, a Fugini publicou que um processo de vistoria gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos. As mudanças já foram atendidas segundo a nota.

Sobre a maionese, em outra nota, a Fugini admitiu que um erro operacional adicionou um ingrediente fora da validade, mas em pequena quantidade. A empresa faz um recall dos lotes indicados pela Anvisa.

Fonte: Prefeitura de Limeira e Agência Brasil
Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.