Limeira registra aumento de 80% nos atendimentos médicos de gripe nos PAs em uma semana

O prefeito de Limeira, Mario Botion (PSD), anunciou, em entrevista coletiva no início da tarde desta quinta-feira (06/01) no Edifício Prada, que os atendimentos médicos nos PAs da cidade aumentaram 80% no período de uma semana por conta da procura de pessoas com sintomas da gripe.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde de Limeira, Alexandre Ferrari, entre 80% e 90% dos casos atendidos nos últimos dias são sintomas leves e que não levam à internação e nem óbitos. Com o retorno das atividades sociais, festas, houve maior contaminação.

Ele lembra que estes casos são mais típicos de inverno e podem ter surgido neste momento em função da baixa cobertura contra a gripe registrada no ano passado. Outra hipótese é a possível circulação de novas variantes da Influenza – até o momento, não há caso registrado do vírus H3N2 que preocupa as autoridades médicas.

Conforme Alexandre, há 1 caso de influenza B confirmado na cidade e outros 10 aguardam a confirmação do Instituto Adolfo Lutz. Inicialmente, a Prefeitura pensou em criar um centro de referência para tratamento contra a gripe no PA do Abílio Pedro, mas a ideia foi deixada de lado.

A aposta, no momento, é a requalificação e ampliação das estruturas de atendimento nos PAs do Abílio Pedro, Jd. Aeroporto e Parque Hipólito. Segundo Botion, os atendimentos nos PAs de pessoas com sintomas de gripe cresceram mais de 80% nos últimos dias.

O poder público também está atento à Ômicron, nova variante da Covid que já teve uma confirmação em Limeira. Houve aumento na média móvel dos casos de Covid-19, mas sem elevação de mortes. Após um período sem internações, Limeira registrou nesta quarta-feira uma nova hospitalização em decorrência da doença.

O secretário de Saúde, Vitor Santos, disse que não há razão para pânico e que a estrutura de atendimento crescerá conforme a demanda.

Foto: Renata Reis/DJ

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.