Iracemápolis institui comitê multidisciplinar para enfrentamento da dengue

A Prefeitura de Iracemápolis (SP) instituiu, por meio do decreto Nº 4217/2024, um Comitê Intersetorial para coordenação, combate e enfrentamento das arboviroses com objetivo de gerenciar e monitorar a intensificação das ações de mobilização e combate aos vetores, para o enfrentamento das arboviroses.

Uma reunião mediada pela equipe técnica da Vigilância Epidemiológica do município, envolvendo representantes de vários departamentos da saúde, foi realizada no último dia 8/2, para debater a situação da dengue no município. No encontro foram discutidas quais ações serão necessárias para evitar o avanço da doença, bem como para realizar planejamento de estoque e levantamento de insumos e medicamentos utilizados no diagnóstico e tratamento dos pacientes.

Já no dia 9/2, em uma reunião entre poder público e o Conselho Municipal de Saúde, foi apresentado o Plano de Arboviroses, montado a fim de respaldar as ações planejadas pelo município. O Plano foi aprovado pelos membros e encaminhado à Câmara Municipal para a ciência dos vereadores.

Com as altas temperaturas do verão, cresce também a preocupação com a dengue, doença que vem registrando aumento de casos em todo o país. Considerada pelo ministério como a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil, a dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, além de transmitir também a chikungunya e Zika.

Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica, no ano de 2024, até 14/2, foram registrados 49 casos positivos de dengue. O município registra aumento de 133,33% nos casos de dengue comparado ao ano todo de 2023, com 21 casos.

Foto: Prefeitura de Iracemápolis

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.