Elektro detalha situações em que consumidor de Limeira pode pedir prioridade no restabelecimento de energia

Os transtornos causados pelo temporal da última semana e a demora em muitos casos no restabelecimento de energia elétrica revelaram número importante de pessoas que dependem do serviço para manter medicamentos refrigerados ou até equipamentos vitais. Em complemento à reportagem que o DJ mostrou durante a semana, a Elektro deu mais detalhes sobre as situações em que o consumidor pode se cadastrar e pedir prioridade no restabelecimento de energia elétrica.

De acordo com a concessionária, o cadastro de clientes que utilizam equipamentos elétricos essenciais à sobrevivência humana segue o que foi estabelecido pelo artigo 6 da Resolução Aneel 1.000/2021:

§ 1º A distribuidora deve cadastrar de imediato a existência de pessoa usuária de equipamentos de autonomia limitada, vitais à preservação da vida humana e dependentes de energia elétrica, mediante comprovação médica. (Incluído pela REN ANEEL 1.042, de 20.09.2022)

Para realizar o cadastro, é necessário que seja apresentado um requerimento pelo titular da unidade consumidora constando os seguintes documentos:

Documento (RG/CPF) do beneficiário;
Atestado assinado por profissional médico, constando obrigatoriamente:
Número do CID (Classificação Internacional de Doenças)
Data
Número do CRM (Registro do Médico no Conselho Regional de Medicina)
Descrição e Prazo de utilização dos equipamentos
Número de horas mensais de utilização de cada aparelho e/ou equipamento.

Como exemplo de equipamentos que se enquadram na condição de vital (sobrevida), são citados:

Concentrador de Oxigênio;
Respiradores ou ventilador pulmonar;
CPAP e BIPAP;
Aspiradores de secreções;
Monitores de parâmetros vitais;
Equipamentos de Diálise Peritoneal Automática, que podem ser encontrados nas seguintes modalidades: Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua (CAPD), Diálise Peritoneal Noturna (NIPD) e Diálise Peritoneal Contínua por Cicladora (CCPD);
Situações especiais com base na avaliação médica.

O cliente deve ir até o espaço de atendimento presencial e apresentar o laudo médico e um breve relato da situação existente na residência – em casos mais específicos. Importante que os documentos estejam legíveis e com data de até no máximo 6 meses atrás.

“Trata-se, portanto, de uma situação especial com o intuito de preservar a vida do usuário, pela qual a Neoenergia Elektro se dispõe a informar com antecedência ao cliente, qualquer suspensão ou desligamento programada de energia elétrica, de forma a evitar problemas no funcionamento normal destes equipamentos”, finaliza a nota.

O espaço de atendimento presencial da Elektro, em Limeira, fica na Rua Tiradentes, n° 800, no Centro. O horário de atendimento é das 8 às 17h.

Foto: Divulgação Elektro

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