Deputado quer 80% das escolas do Estado em tempo integral até 2040

Projeto de lei em trâmite na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), de autoria do deputado Daniel José (Novo), institui o Plano de Expansão do Ensino Integral em Tempo Integral nas escolas estaduais. Pela proposta, até 2040 pelo menos 80% das unidades deverão estar em período integral.

A meta do projeto é ampliar as oportunidades de acesso à educação de qualidade para crianças e adolescentes, garantir o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes das redes de ensinos fundamental e médio, em dimensões físicas, intelectuais, emocionais, sociais e culturais.

O parlamentar justificou que o ensino integral melhora o desempenho dos alunos no aprendizado. “Os alunos do modelo de ensino integral conseguiram, em média, uma nota 17,5% maior no Ideb de 2019 em relação à nota dos alunos do modelo de tempo parcial. Estados que adotaram o modelo como política pública experimentaram uma melhoria mais rápida do processo educacional. Pernambuco, por exemplo, adotou este modelo em 2008. A partir daí o rendimento de seus alunos no Ideb cresceu acompanhando o crescimento do número de escolas que implementaram o modelo. Em 2019, a rede estadual pernambucana ocupa o 3º lugar no ranking nacional. Em 2007, estava em 22º lugar”, descreveu.

Pelo projeto de lei, a expansão do ensino integral corresponde ao atendimento de, pelo menos, 80% das escolas e 60% das matrículas até o ano de 2040, conforme a tabela abaixo:


A proposta prevê ainda que crianças ou adolescentes em situação de vulnerabilidade social tenham prioridade na matrícula no modelo sugerido e permite que o Estado celebre contratos, convênios e parcerias com órgãos e entidades da administração pública para a execução da proposta. “Além de propor metas globais de expansão para toda a rede, a presente proposição estabelece metas para priorização de escolas situadas em áreas com baixo índice socioeconômico e prioriza áreas de alta vulnerabilidade social, locais onde o modelo de ensino integral em tempo integral terá um impacto transformador mais significativo”, finalizou o deputado.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.