Covid afasta 29 servidores da Saúde em Limeira, mas não prejudica assistência

A nova alta de confirmações de coronavírus em Limeira – somente no último final de semana foram 315 confirmações e dois óbitos – alcança profissionais da Saúde, mas ainda não provoca prejuízo na assistência, como ocorreu com Cordeirópolis na semana passada, quando a doença afastou entre 10% e 20% dos servidores que atuam na área (veja aqui).

A Secretaria da Saúde de Limeira abriga 1.200 servidores, que atuam em diferentes frentes, não somente diretamente no enfrentamento ao coronavírus. Desse total, 29 estão afastados por conta da doença. O número, por enquanto, não prejudica o atendimento, conforme ressaltou o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.

Desde o início da pandemia, Limeira teve 51.573 confirmações da doença – dados atualizados nesta segunda-feira (24) – e o número de profissionais da saúde infectados corresponde a 2,49%, ou seja, 1.285 pessoas.

Questionado sobre uma eventual grande baixa de profissionais, decorrente dos afastamentos, Ferrari explicou que haveria a possibilidade de fazer chamamento de pessoal por meio de contratação temporária, mas que ainda não é o caso. O que foi identificado é que quando algum servidor da saúde se afasta, outro está retornando, situação que não permite prejuízo na assistência.

QUADRO GERAL
Ferrari fez um comparativo entre dois momentos da pandemia: a alta recente com o pico registrado no ano passado. Ele explicou que entre 80% e 90% das pessoas que procuram ajuda médica estão com quadro leve, situação que, conforme Ferrari, é resultado da vacina.

Com a média móvel crescente, Ferrari explicou ainda que, em reunião com a equipe técnica, que reúne representantes inclusive dos hospitais privados, foi orientado que essas empresas mantenham suas reservas técnicas para alguma situação de emergência.

Foto: Divulgação/TST

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.