Compliance Empresarial: por que é tão importante?

por Tayenne Trento Dias

Compliance é uma terminologia muito utilizada pelas grandes organizações, mas que vem sendo disseminada e ajustada às médias e pequenas empresas, e é considerada uma das ferramentas mais eficazes na prevenção de prejuízos pela não conformidade com a legislação vigente.

O propósito do compliance nada mais é do que fazer com que a empresa atenda às leis vigentes que abrangem a operação (o negócio), podendo o Compliance Empresarial ser subdividido em diferentes áreas:

 1. Compliance Tributário e Fiscal, que trata da conformidade em relação às obrigações tributárias, bem como assegura que questões relativas à fiscalização estejam em dia;

2. Compliance Trabalhista, que visa garantir que a legislação trabalhista esteja sendo cumprida desde a contratação até o desligamento de funcionários;

3. Compliance Ambiental, a depender do ramo de atividade que exige licenças específicas que preservem o meio ambiente.

Para tanto, muitas práticas devem ser implementadas dentro da empresa, tal como a elaboração e instituição do Código de Ética, comprometimento da direção, divulgação das normas, investigação de irregularidades, monitoramento, entre outras.

A ética, a transparência e a responsabilidade são fundamentais no ambiente corporativo.

Tayenne Trento Dias é advogada, especialista em Direito Tributário e atua há 6 anos no município de Limeira (SP), nas áreas de Direito Tributário, Civil e Empresarial.

Os artigos assinados representam a opinião do(a) autor(a) e não o pensamento do DJ, que pode deles discordar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.