Cerca de 1,2 mil alunos da rede municipal em Limeira não têm acesso à internet

A pandemia avança em 2021 e foi necessária uma suspensão de atividades presenciais nas escolas da rede municipal. Continuam as aulas remotas, mas a realidade de Limeira é que aproximadamente 1,2 mil alunos apenas das escolas do Município não têm acesso à internet.

O número foi informado pela própria Secretaria Municipal de Educação em requerimento feito pela Comissão de Educação e Cultura. “A porcentagem dos alunos da rede municipal que não tem acesso à internet é de 5%”, diz a resposta assinada pelo titular da pasta, André De Francesco. Em texto recente sobre entrega de kit alimentos, a Prefeitura informou que há 25 mil alunos na rede municipal e do bolsa-creche.

Mas o que acontece com o aprendizado dessas crianças? Qual suporte é dado? Esta e outras perguntas feitas pelo DJ à Prefeitura ainda não foram respondidas. Sabe-se que é fornecido kit pedagógico.

Na rede estadual, a Diretoria de Ensino informou à comissão que foram disponibilizados 3,4 mil chips a estudantes que se enquadraram nos requisitos para receber o benefício. Para a rede municipal, o fornecimento de chip foi sugerido pelo vereador Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) em março, por meio de indicação (veja).

O Conselho Municipal da Educação (CME) em Limeira também aprovou, em março, nota técnica em que defende a realização de uma série de medidas para amenizar os impactos da pandemia no processo de aprendizado dos estudantes matriculados nas escolas de Limeira. O documento já foi encaminhado à Secretaria de Educação e, entre outros, defende a liberação dos pontos de wi-fi de todas as escolas e dos próprios públicos para a comunidade escolar, que possibilite o acesso na unidade e nas imediações; o direito de uso da plataforma Google Classroom sem custos ao Município; e o estabelecimento de parcerias com canais locais de TV e rádio com a finalidade de inclusão de conteúdos pedagógicos na grade de programação das emissoras (veja).

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.