Cartão de vacinação digital pode substituir a carteirinha de papel em Limeira

A carteirinha de vacinação de papel, aquela que registra as doses aplicadas durante uma vida toda, pode estar com os dias contados em Limeira. Há na Câmara Municipal um projeto de lei que pretende substituí-la pelo cartão digital.

O vereador Dr. Júlio César Pereira dos Santos (DEM) propôs a criação do cartão de vacinação digital e, com isso, o limeirense poderia acessar os dados da vacinação, como local e data de aplicação, lote de fabricação da vacina nome do fabricante, eletronicamente, por meio de um site ou aplicativo. “O objetivo é informatizar as informações constantes do cartão de vacina das crianças e cidadãos que vierem a ser vacinados em Limeira. Mostra-se de suma importância no momento atual de pandemia enfrentado no mundo, já que os cartões das vacinas contra a Covid-19 são fornecidos no Brasil de forma física e individualizada aos pacientes. Com isso, é comum as pessoas perderem seus cartões ou esquecerem-se das datas para a segunda dose quando necessário. A confecção de um cartão de vacina virtual garante, assim, mais eficiência ao sistema de vacinação, possibilitando um maior controle sobre as vacinas – e a ausência delas –, bem como auxilia o cidadão que vier a perder o documento físico”, justificou.

A constitucionalidade do projeto será analisada pelas comissões da Casa.

PROJETOS FEDERAIS
No final de abril, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que cria o Cartão Nacional de Vacinação Online, documento que será vinculado ao CPF dos respectivos titulares.

O sistema informatizado da Carteira Digital de Vacinação deverá avisar automaticamente quando o titular precisar comparecer a uma unidade de saúde para atualização das vacinas. Os dados de vacinação permitirão a emissão do Certificado Internacional de Vacinação, conforme a legislação vigente.

O projeto aguarda análise pelo Senado, que, em 2020, também aprovou propostas semelhantes e que ainda aguardavam análise pela Câmara. Além das propostas no parlamento nacional, o Ministério da Saúde disponibiliza a Carteira Nacional Digital de Vacinação no aplicativo ConectSUS, que permite controle das aplicações da vacina contra a Covid-19. (Com informações Agência Brasil).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.