Capivari remove famílias; rio transbordou e há 13 pontos de alagamento

Com a iminência do transbordamento do Rio Capivari, a Prefeitura local fez, na noite deste sábado (29/01), a remoção das famílias que moram nas proximidades do leito d´água. Por volta das 5h45 deste domingo, o nível do rio marcou na régua 2,60m – o transbordo ocorre quando chega a 2m.

O município, que integra a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), segue em estado de atenção. As famílias removidas foram levadas para o abrigo da Prefeitura, que ofereceu caminhões de mudança e a assistência social.

Segundo o Executivo, todas as pessoas que precisarem de ajuda devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou (19) 3492-3186. A Guarda Civil atende pelo 153.

Até o momento, há 13 pontos de alagamento na cidade: trecho da rua João Moreti (Moreto), rua Piracicaba (Bosque dos Pinheiros), rua Padre Haroldo (Juventus), trecho da rua João Vaz (Centro), ponte da rua Bento Dias (Centro), trecho da rua Franklina de Almeida Barros (Próximo ao CFC), trecho da rua Miguel Assad (Nova Aparecida), rua 31 de março (Nova Aparecida), rua Bruno Rocco (Santa Rita de Cássia), rua João Nicolucci (Santa Rita de Cássia), rua Osmar Galvão (Santa Rita de Cássia), trecho da rua Hermínio José Panserini (Padovani) e trecho da rua Tiradentes (Centro).

Pedido da Defesa Civil

Com as intensas chuvas registradas nos últimos dias, a Prefeitura de Capivari pediu à empresa Raízen a abertura das comportas da Barragem Leopoldina (leia aqui). A medida foi tomada após vistoria em Monte Mor, na cabeceira do rio. Mesmo com procedimento, não foi possível o transbordo do ribeirão com as chuvas que caíram entre a noite de sábado e esta madrugada.

A última aferição, divulgada às 10h deste domingo, mostra que o nível do rio continua subindo e chegou a 2,90m. “A Defesa Civil pede, encarecidamente, para que as famílias não sejam resistentes à saída das suas casas. A saída deve ser feita o mais rápido possível para que a situação não se agrave para a própria família e para os nossos profissionais. Confie na nossa equipe! São agentes experientes e estão acompanhando em tempo real toda a situação. Não espere a água chegar até a sua casa”, informou a Prefeitura, nas redes sociais.

Captação suspensa

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informou, por volta das 11h deste domingo, que, devido ao nível alto do rio, a captação de água foi temporariamente paralisada. “Os bairros Rossi, Pipeiro e os proximidades da avenida Josefina Giovana Rossi podem ter o abastecimento hídrico comprometido. Em caso de dúvidas entrar em contato com a autarquia através do telefone 0800-1900-123”.

Fotos: Prefeitura de Capivari

Atualização às 11h: Texto modificado para acrescentar informações do SAAE

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.