Bolsonaro sanciona lei que cria o Dia Nacional do Sanfoneiro

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.140/21, que cria o Dia Nacional do Sanfoneiro. A data será celebrada anualmente no dia 26 de maio, em que se lembra o nascimento do músico Severino Dias de Oliveira, o Sivuca (1930-2006). A lei foi publicada na edição desta terça-feira (20/04) do Diário Oficial da União.

Sivuca foi um dos mais importantes multi-instrumentistas brasileiros do século 20. Ele colaborou de maneira decisiva para o enriquecimento da música regional e popular e para a divulgação da sanfona mundo afora, segundo a Agência Senado. Maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor, Sivuca tocava vários instrumentos, além da sanfona.

O projeto (PL 5343/09) que deu origem à norma é do ex-senador Efraim Morais (PB) e havia sido aprovado em 2009. Recentemente, em 29 de março deste ano, a propositura foi votada e aprovada pela Câmara dos Deputados, sendo enviada à sanção do presidente.

No parecer terminativo da Comissão de Educação do Senado, o relator, senador João Vicente Claudino, lembrou que, além de homenagear Sivuca – “de suas mãos e dos sons vocais murmurantes que utilizava para ritmar o toque do acordeão, ressaltava a grandiosidade de seu trabalho. Impossível ouvi-lo sem ter a respiração represada pela emoção e pelo respeito” -, o projeto cria o que chamou de “dia destinado a comemorar a alegria, o virtuosismo, a popularidade indiscutível, em todo o território nacional, dos tocadores da sanfona nordestina, passando pelos acordeonistas, para chegar aos gaiteiros gaúchos”.

Foto: Alan Santos/Presidência da República/Divulgação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.