Violência doméstica: 31 mulheres em Limeira receberam visita da PM

Iniciado em outubro do ano passado, o programa da Polícia Militar que promove visita às mulheres vítimas de violência doméstica, amparadas por medidas protetivas da Justiça, visitou 31 mulheres até este mês. A 1ª Cia. da PM, comandada pelo capitão Herlon de Paula, tem uma equipe de Patrulha Maria da Penha que atende a demanda em toda a cidade.

Os atendimentos às mulheres são feitos pelo sargento Alessandro e pela cabo Adriane e o formato adotado em Limeira, ou seja, de ir à casa das vítimas, é pioneiro. “A Patrulha Maria da Penha é um serviço que tem como objetivo oferecer acompanhamento preventivo periódico e garantir maior proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar que possuem medidas protetivas de urgência vigentes, baseadas na Lei nº 11.340/2006 [Lei Maria da Penha]”, explicou o sargento.

Nas visitas, os PMs colhem o maior número possível de informações e identificam a vulnerabilidade das mulheres, que são orientadas sobre os serviços públicos de atendimento disponíveis no município. “Informamos às vítimas sobre os serviços públicos e direitos que possam amenizar um pouco a situação pela qual elas estão passando”, completou Alessandro.

Uma das ferramentas que auxiliam no combate à violência doméstica é o aplicativo SOS Mulher, disponibilizado pelo Estado àquelas com medidas protetivas. Nos encontros com as mulheres, os policiais explicam o funcionamento da tecnologia e explicam que, por meio dele, elas podem acionar viaturas que rapidamente serão deslocadas ao endereço.

O atendimento às mulheres também envolve outros órgãos, como Polícia Civil, por meio da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Guarda Civil Municipal (GCM), Rede Elza Tank de proteção e o Poder Judiciário.

Foto: PM/Divulgação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.