Vereadores de Limeira pedem à Elektro mudança em protocolo para ressarcimento de danos

Vereadores da Comissão do Consumidor da Câmara Municipal de Limeira pediram a representantes da Neoenergia Elektro, nesta quinta-feira (14/07), a apresentação de proposta para um protocolo mais eficaz e amplo para garantia dos direitos dos consumidores em caso de ressarcimento de danos provocados por quedas e “picos” de energia.

A mudança deve ser apresentada no prazo de 60 dias. Eliane Bertanha, representante dos moradores do Jardim Pompeu, relatou na reunião problema com os procedimentos para ressarcimento de danos à equipamentos elétricos e eletrônicos em decorrência da falta de energia. Em fevereiro, sua geladeira foi danificada, ela perdeu tudo o que tinha dentro e buscou a empresa para solucionar o problema. Apesar de ter sido bem atendida, o problema não foi solucionado e ela recorreu à Justiça para obter o reembolso.

Eliane defendeu que o procedimento seja melhorado, pois as exigências impedem que muitos possam fazer o pedido. Segundo ela, a Elektro exige que sejam apresentados dois laudos de empresas diferentes sobre o problema apresentado pelo equipamento e que esses laudos são normalmente cobrados do cliente. Além disso o equipamento não pode ter passado por nenhum tipo de manutenção anterior. Sobre os produtos dentro da geladeira, eles só poderiam ser ressarcidos se ela apresentasse nota fiscal. “Normalmente quando faço compras, jogo a nota fora, ninguém pensa em guardar o comprovante para o caso de a geladeira estragar por causa de falta de energia”, acrescentou.

A vereadora Isabelly Carvalho (PT), secretária da comissão, entende que o ressarcimento dos danos a equipamentos está disponível somente a uma certa camada da população, que tem acesso à informação e que tem condições de arcar com as exigências da empresa para o reembolso, como por exemplo custear a avaliação por duas empresas especializadas sobre o dano causado, ou o fato de o equipamento não poder ter passado por manutenção. “Como fica a pessoa pobre que comprou uma geladeira de segunda mão e que foi queimada? Nem todos têm condições de comprar uma geladeira nova”, pontuou.

Ela pediu que a Elektro apresente a mudança no protocolo. “Caso isso não aconteça, apresentaremos, via Comissão, uma proposta para essa regulamentação”, disse, apoiada pelo vereador João Bano (Podemos). A vereadora também pediu que as informações sobre os procedimentos para ressarcimento de danos sejam colocadas na conta de energia, para que todos tenham acesso.

No encontro desta quinta-feira, representantes da concessionária Neoenergia Elektro para prestarem esclarecimentos sobre as constantes quedas de energia na região dos bairros Jardim Pompeu, Campo Verde, Marajoara e Campo Belo. A empresa foi representada pelo engenheiro supervisor Roger Silva, pelo engenheiro de subestações Francis Bruno e pelo representante institucional André Fernandes.

O representante institucional informou aos vereadores sobre a tecnologia utilizada pela Elektro no fornecimento de energia na cidade. Ele contou que há, em boa parte da rede, equipamentos inteligentes instalados para atuarem em eventuais problemas, fazendo o desligamento pontual de energia, por segurança, para evitar que fios energizados possam ocasionar acidentes, por exemplo. “Essa tecnologia pode causar uma queda, fazendo com que o cliente fique sem energia, no caso de um dano causado em um poste, por exemplo”, explicou, afirmando que, antes da nova tecnologia, problemas na rede atingiam um grande número de clientes e, agora, o número é reduzido.

André elencou as principais adversidades que afetam a rede de energia, como acidentes de trânsito envolvendo postes de energia, galhos de árvores incompatíveis com a rede elétrica (muito altas), linhas cortantes de pipas e até pássaros que podem provocar curto, além de eventos naturais.

Especificamente sobre os bairros Jardim Pompeu, Campo Verde, Marajoara e Campo Belo, o representante informou que está sendo realizada desde junho uma manutenção preventiva nos transformadores da subestação que atende a região e que devido à grande carga de energia e ao volume de clientes atendidos é preciso transferir a carga dos transformadores para uma subestação móvel, o que causa o desligamento e religamento da rede. Segundo ele, a manutenção está em curso e deve ser finalizada em aproximadamente dez dias.

A representante dos moradores da região, Eliane, contou aos presentes sobre os problemas que tem enfrentado com o fornecimento de energia. Segundo ela, há interrupção cerca de três vezes por semana, citando duas ocasiões específicas, uma com duração de 15 minutos e outra de três horas. “Quando percebo que está faltando energia, nem volto para casa, pois fica tudo às escuras”, desabafou. Uma análise mais pormenorizada mais próximo da unidade consumidora da residência de Eliane será realizada pela concessionária.

Fonte e Foto: Câmara de Limeira

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