STF forma maioria para liberar Copa América no Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para liberar a Copa América no Brasil. Os ministros Marco Aurélio, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Dias Toffoli votaram pela liberação.

O STF analisa três pedidos para que seja suspensa a realização da Copa América no Brasil, em razão da pandemia da Covid-19 e tem até o final do dia para concluir a votação. A abertura do torneio está marcada para o próximo domingo (13), com o confronto do Brasil contra a Venezuela.

Um dos pedidos de suspensão foi feito pelo PT, em uma ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) sobre questões relativas à pandemia que é relatada pelo ministro Ricardo Lewandowski. Outros dois pedidos foram feitos em processos relatados pela ministra Cármen Lúcia, um aberto pelo PSB e outro pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM). Todos são julgados em conjunto.

Lewandowski, um dos que votaram não se manifestaram contra a realização do torneio, citou outras competições em curso, como o Brasileirão 2021 e a Copa Libertadores da América, e também os Jogos Olímpicos de Tóquio, marcados para começar em julho.

O ministro deferiu somente em parte o pedido do PT e determinou que os governos federal e estaduais apresentem, em até 24 horas antes do início da Copa América, um plano “compreensivo e circunstanciado” para impedir o avanço da covid-19 em função do torneio.

Lewandowski criticou “a maneira repentina” com que foi feito o anúncio do Brasil como sede do torneio, menos de 15 dias antes do início da competição e disse que “a população brasileira tem o direito de saber, de forma detalhada, quais as medidas de segurança que serão empreendidas pelas autoridades públicas durante a realização desse evento esportivo internacional, para que, no mínimo, possa aplacar o natural temor que a acomete de infectar-se com a Covid -19”. (Com informações Agência Brasil)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.