Só 18% dos computadores da Prefeitura de Limeira são ‘atualizados’, revela plano

A Prefeitura de Limeira divulgou, nesta terça-feira, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI). A ferramenta de gestão, que vai nortear os trabalhos de planejamento de TI do poder público local para os próximos dois anos, foi publicada em decreto assinado pelo prefeito Mario Botion e revela o cenário da informatização nas repartições municipais.

Segundo o plano, a administração municipal conta com cerca de 2.453 computadores, considerados estações de trabalho, que são utilizados para desenvolvimento de trabalhos e atividades das secretarias. Nos últimos 4 anos, foram comprados 455 unidades com 5 anos de garantia, representando 18,55% do total de máquinas consideradas “atualizadas”.

O restante foi dividido em 2 grupos: os computadores sem garantia, com mais de 6 anos de uso, representam 61,56% do total e as unidades sem garantia, com mais de 10 anos de uso, correspondem a 19,89%.

“Pode-se observar pelo tempo de operação das maquinas que nos últimos 4 anos não foram feitos investimentos significativos na infraestrutura do datacenter e nos servidores de rede, sendo que os servidores atualmente em operação não estão cobertos pela garantia e suporte, sendo este um fator crítico quanto a disponibilidade e a manutenção dos serviços hospedados pelos mesmos. Pois qualquer parada devido a um mal funcionamento de seus componentes podem acarretar em grandes períodos de indisponibilidade dos serviços nele hospedados”, diz o plano.

O documento cita que uma atualização dos servidores em produção é imprescindível para se garantir a disponibilidade e uma boa performance na execução dos serviços.

A rede cabeada de dados e telefonia do Paço Municipal foi lançada em 2005, quanto o mesmo foi alojado no edifício Prada. A rede está em operação faz 15 anos provendo a conectividade dos serviços de dados e voz todas a secretarias e departamentos do Paço Municipal. Conclui o documento: “A rede de dados do Paço municipal deve ser substituída em caráter de urgência devido a criticidade dos serviços por ela trafegados e pela defasagem tecnológica e desgaste devido ao longo período de operação da mesma”.

No aspecto de segurança da rede, o Plano Diretor de TI cita que a Prefeitura de Limera não é exceção e que os ataques são frequentes. “A manutenção de uma solução de segurança atualizada e licenciada é imprescindível para se prover o mínimo de segurança da informação diante destes crescentes ataques cibernéticos de hoje”, cita o texto.

Conforme o documento, a Prefeitura tem algumas soluções de segurança, “mas as mesmas não contemplam toda a extensão de utilização de equipamentos e serviços de informática. Isso se deve a quantidade de localidades distribuídas por toda a malha urbana que fazem uso de recursos tecnológicos”.

O plano cita projetos, objetivos e estabelece prazos para as ações consideradas estratégicas ao longo dos próximos 2 anos. A substituição total dos computadores com mais de 10 anos de uso deve ocorrer até agosto de 2021. Já a troca das estações de trabalhos com mais de 6 anos de uso deve acontecer até julho de 2023. O PDTI é revisado a cada 2 anos.

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