Seu Wi-Fi te entrega: como localizam seu computador mesmo sem GPS

A coleta de dados e os termos de uso de equipamentos e softwares geram sempre desconfiança e certa polêmica, mais pelo desconhecimento geral que as pessoas têm do que pelo conteúdo exato desses documentos. Ninguém os lê e, de repente, vem alguém como eu neste texto dizer um pouco do que acontece e todos ficam chocados.

As grandes corporações de tecnologia, conhecidas como Big Techs, coletam dados de seus usuários o tempo todo para todo tipo de uso e finalidade, que, em geral, é vender para anunciantes a segmentação da publicidade para nichos onde, com a análise dos dados, podem aumentar as chances de conversão daquele anúncio em vendas.

Coletar nome, idade, orientação sexual, raça, alinhamento ideológico, dados de saúde, lugares visitados, compras realizadas, tudo isso é meio clichê; todo mundo sabe que esses dados são coletados, mas entende, às vezes em detrimento de muitos direitos, que é o preço a ser pago pelo uso do aparelho celular, da rede social ou dos jogos inocentes contra o tédio.

Há muito mais entre o céu e a terra. Dia desses, perguntaram-me como o Windows fornece a previsão do tempo na bandeja do sistema. Aquela área que fica perto do relógio na barra de ferramentas, em baixo e à direita da tela.

Se você tem uma versão mais recente do Windows, deve perceber que nesse lugar tem um ícone que vai variando entre um Sol, nuvem, Sol e nuvem conforme a previsão do tempo vai mudando. Clicando nele, você é encaminhado para uma previsão do tempo de onde você está. Precisamente, ou nem tanto em certas circunstâncias, da cidade onde está.

Na página do Google acontece algo similar: quando você está usando a pesquisa, em baixo, aparece sua localização que também tem certa precisão. Lá no final está escrito “O nome da sua cidade – Com base na sua atividade anterior”.

Antes de abrir o jogo, eu pergunto: seu computador tem GPS instalado? Não, raramente tem! Então como eles sabem?

Há duas técnicas para isso. A primeira e mais simples é através do seu IP. O endereço que você tem é fornecido pelo seu provedor de internet para identificar sua conexão.

Eventualmente, esse endereço IP é registrado com alguma informação geográfica. Não é comum e é muito impreciso, já que esses endereços, para a maioria das pessoas, são variáveis. Agora mesmo, por exemplo, o meu IP está indicando que é de Campinas, SP, e estou bem longe de lá.

A segunda, que traz mais precisão, está em coletar dados através dos aparelhos celulares.

Quando você se conecta a uma rede Wi-Fi, seja aonde for, o seu aparelho celular (na verdade, o sistema operacional dele – Android ou iOS) captura um identificador único atrelado ao roteador e as coordenadas geográficas de onde você está e envia para a Big Tech.

Esses dados, que são anônimos e, sem uma grande intervenção técnica, não identificam ninguém, são usados para estimar onde seu computador está. Se você está conectado a uma rede onde muitos aparelhos indicaram aquela posição geográfica, então, com certeza, seu computador deve estar naquele lugar.

Simples, e você terá a previsão do tempo da sua cidade e não de qualquer outro lugar.

Dá para desativar todas essas funcionalidades, mas que graça teria?

Entende agora por que não dá para ficar anônimo na internet? O caminho inverso também é garantido, de posse de acesso em um aparelho celular ou computador qualquer, dá para rastrear onde ele está ou estava a qualquer momento.

Mas aí começaremos a falar de espionagem, e a ideia por agora é só falar de como a previsão do tempo aparece aí na sua tela do computador, mesmo ele não tendo GPS.

Será que vai chover?

Fernando Bryan Frizzarin é professor, escritor, inventor, é Gerente do Suporte Técnico da BluePex Cybersecurity S/A, Diretor Técnico e Operacional na Fábrica de Inovação de Limeira e professor do ensino superior nas FATECs Araras e Americana, SP. Formado em Ciência da Computação, Especialista em Redes, Psicopedagogo e MBA em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação. Autor, coautor ou participante de vários livros na área de computação e literatura. Depositário de patente, marca e de diversos registros de programas de computador como autor ou coautor em cooperação com colegas de trabalho ou alunos. Membro imortal da Academia Mundial de Letras da Humanidade sucursal Limeira, SP. Foi laureado com o Diploma Pérola Byington da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste e Professor Universitário Inovador da Câmara Municipal de Limeira.

Os artigos assinados representam a opinião do(a) autor(a) e não o pensamento do DJ, que pode deles discordar

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.