Saúde de Limeira avisa que levará ao MP atestados falsos que indiquem comorbidades para conseguir vacina

O secretário de Saúde de Limeira, Vitor Santos, afirmou ao DJ que a pasta será rigorosa com pessoas que tentarem burlar o sistema de vacinação contra a Covid-19 com a apresentação de atestados falsos indicando supostas comorbidades. De acordo com ele, existem algumas denúncias, mas por enquanto, nenhum caso concreto. “A única tentativa identificada como suspeita não foi vacinada”.

Se houver confirmação de que alguém foi beneficiado de forma irregular, o secretário avisou que o paciente e o profissional que eventualmente tenha assinado um documento com informações falsas serão levados ao Ministério Público (MP) para providências legais, inclusive criminais. No caso do médico, este ainda será representado no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Vitor Santos explica que a Secretaria de Saúde de Limeira procura atuar na imunização do coronavírus baseando-se nas orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. “Todas as regras lá estabelecidas são ajustadas às características da cidade, e nós temos procurado cumprir rigorosamente com os protocolos estabelecidos, priorizando, em primeiro lugar, as pessoas de maior vulnerabilidade e, em segundo lugar, os profissionais de saúde, especialmente os que estão na linha de frente”.

Qualquer tentativa de burlar essa metodologia por meio de laudos ou de comunicações médicas falsas, no sentido de atribuir comorbidades não confirmadas, caso chegue ao conhecimento da secretaria, Santos afirma que não medirá esforços, e desabafa: “É lamentável que num momento tão difícil como o que o que estamos atravessando, falte empatia às pessoas e sobre essa vontade peculiar de valorizar-se a si próprio; e esse egoísmo que algumas pessoas têm sem considerar os riscos e as dificuldades para as demais pessoas. Nossa posição é clara com relação a isso”.

Ele ainda ressalta que, qualquer denúncia, tem que estar acompanhada do nome das pessoas e do relatório médico que eventualmente possa ter sido fraudado. Comunicações vagas de que alguém fraudou, sem identificação e sem documentação, “não temos condição de tomar providências, mas a Secretaria será rigorosa, independentemente de quem seja o profissional e a pessoa eventualmente beneficiada”.

Foto: Prefeitura de Limeira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.